População pode acessar para conferir estruturas organizacionais do programa, que pretende promover uma boa governança
A Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) lançou uma página destinada ao acompanhamento do Programa de Integridade Pública do órgão. Nela, as pessoas podem ver informações sobre estruturas organizacionais do programa e conferir a portaria implementada em maio deste ano.
O programa visa prevenir, detectar, punir e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. É uma ferramenta fundamental para promover uma boa governança, além de garantir que a Adasa atue de maneira responsável.
O programa é dividido da seguinte forma:
Diretoria colegiada: lidera e coordena as atividades, além de ser responsável por decisões estratégicas e operacionais;
Corregedoria: promove disciplina e integridade dentro da agência. Também investiga denúncias de irregularidades e desenvolve e implementa políticas;
Controle interno e compliance: garante que as operações e processos da agência estão dentro dos conformes;
Assessoria de Comunicação Institucional: garante transparência e clareza na disseminação de informações, tanto internas como externas;
Serviço de Gestão de Pessoas: gerencia e desenvolve o capital humano da agência;
Comissão de ética: promove e assegura a conduta de ética;
Ouvidoria: canal de comunicação direto entre população e a Adasa.
Programa de Integridade da Adasa pode ser conferido no site da instituição
Nesta segunda-feira (17/06), a Adasa lançou em sua página eletrônica um espaço destinado ao Programa de Integridade Pública do órgão. No local, o internauta pode conferir informações sobre as estruturas organizacionais do Programa e acessar a portaria implementada em maio deste ano.
Entre os objetivos da Política de Integridade da Adasa estão o fortalecimento da governança pública e a garantia da conformidade ética e legal em todas as atividades que envolvam a Agência.
Fundamentada no Regimento Interno da entidade e na Lei nº 4.285 de 26 de dezembro de 2008, a Política de Integridade Pública adotada pela Agência será guiada por princípios e valores como boa governança, transparência e responsabilidade que orientarão as condutas dos colaboradores, das concessionárias de serviços públicos e dos cidadãos, sempre pautadas na honestidade e na imparcialidade.