Tubarão-branco ataca mergulhador em alto-mar: ‘Teve que nadar por sua vida’

Conhecido por ser o maior predador do planeta, tubarão quebrou a gaiola e por pouco não conseguiu morder o mergulhador

  • Apesar do susto, mergulhador saiu sem nenhum arranhão
  • Caso aconteceu em 2020 durante gravação de um programa de TV
  • Tubarão-branco chega a pesar 2 toneladas e tem mais de 3.000 dentes
  • “É algo milagroso”, diz diretor do programa sobre a filmagem

O mergulhador Jimi Partington por muito pouco não se tornou “almoço” de um tubarão-branco durante uma gravação feita em alto-mar, no oceano Pacífico, para um programa de TV norte-americano.

A gravação foi feita em 2020, mas as imagens foram divulgadas apenas nos últimos dias.

Na filmagem, Jimi é colocado em uma gaiola protetora, enquanto o tubarão ronda o mergulhador. Subitamente o bicho, conhecido por ser o maior predador do planeta, o ataca violentamente, conseguindo furar a gaiola.

Pelas imagens, é possível dizer que o mergulhador teve muita sorte, pois o tubarão chega a ficar do lado dele, sem nenhuma proteção.

“É algo milagroso, porque Jimi foi atingido pelo tubarão, mas não teve nenhum arranhão. Ele realmente teve que nadar por sua vida até chegar ao barco, mas deu tudo certo”, conta Jeff Kurr, diretor do programa Shark Week, no qual as cenas foram exibidas.

O tubarão-branco adulto pode chegar a pesar 2 toneladas e ter 8 m de comprimento, além de possuir impressionantes 3.000 dentes triangulares, fazendo dele o maior predador dos oceanos — embora possa ser predado por grupos de orcas.

Não existem muitos registros de ataques de tubarão dessa espécie contra humanos. Segundo o Registro Internacional de Ataques de Tubarões, foram apenas 74 ataques nos últimos 100 anos.

A maioria dos ataques ocorre por invasão territorial por parte das pessoas. No entanto, apenas uma mordida do animal é suficiente para ser fatal.

Fonte: R7