Sem falar em Urnas eletrônicas, Ministro diz a secretário dos EUA prezar por democracia

Segundo matéria do UOL, em Brasília, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reafirmou ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, seu respeito à Carta Democrática Interamericana e disse que preza pelos valores democráticos.

Paulo Sérgio evitou tratar da questão das urnas eletrônicas, que estão sendo questionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), mas repetiu o discurso de que as Forças Armadas foram convidadas pelo TSE para contribuir com o “aperfeiçoamento do processo eleitoral”.

O ministro brasileiro disse ainda que o Brasil terá “eleições transparentes, seguras e auditáveis”.

As Forças Armadas, que integram a Comissão de Transparência Eleitoral, evitam falar diretamente em fraude, e de suspeitas sobre o processo eleitoral.

O secretário de Defesa dos EUA, por sua vez, repetiu que o período eleitoral que está se aproximando é de grande importância para o Brasil e para o mundo. O norte-americano afirmou ainda que tem confiança nas instituições brasileiras, incluindo as Forças Armadas.

O secretário norte-americano está em Brasília por conta da 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas que começou no dia 25 e vai até o dia 29.

Além da reunião com o colega dos EUA, Paulo Sérgio terá outras bilaterais com representantes de Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Suriname e Uruguai.