Nova pesquisa: Ibaneis Rocha lidera com folga disputa pelo GDF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Nova rodada do levantamento mostra que Ibaneis tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Reguffe, com 14,8%

O governador Ibaneis Rocha (MDB) soma 34,5% das intenções de voto e lidera com folga a disputa pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a Pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta quarta-feira (22/6).

Ibaneis tem mais que o dobro de pontos na comparação ao segundo colocado. Em relação aos demais pré-candidatos ao Palácio do Buriti, a distância é ainda maior. Esse é o resultado da pesquisa estimulada – na qual os entrevistados escolhem entre os nomes apresentados em uma lista contendo os possíveis candidatos a disputar o GDF em 2022.

Veja o resultado das pesquisas:

Nessa segunda pesquisa de intenção de votos para o GDF, a senadora Leila do Vôlei (PDT) está em terceiro lugar, com 7% das indicações. Em seguida, aparecem: o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB), com 5,8%; o senador Izalci Lucas (PSDB), com 4,5%; e o deputado distrital Leandro Grass (PV), indicado por 3,5% dos eleitores. Keka Bagno (PSol) foi lembrada por 1,7% dos eleitores do DF.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Leila, Parente, Izalci, Grass e Keka estão tecnicamente empatados.

Reguffe foi lembrado por 3,5% do eleitorado na pesquisa espontânea. Leila do Vôlei soma 3,3%; e Izalci Lucas, 1,1%. Em seguida, aparecem Leandro Grass (1,0%), Keka Bagno (1,0%) e Flávia Arruda (0,7%), que anunciou a intenção de disputar o Senado. Rosilene Corrêa (PT) foi a opção de 0,5% dos eleitores, mas ela também desistiu da disputa pelo GDF para apoiar Leandro Grass.

O atual chefe do Executivo distrital apresenta grande vantagem em relação aos outros nomes citados pelos entrevistados.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, todos os oito nomes lembrados pelo eleitor estão tecnicamente empatados, abaixo de Ibaneis.

Rejeição

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022.

Fonte: Informações do site Metrópoles