TSE aprova formação de federações de PSDB-Cidadania e PSOL-Rede

Por unanimidade, ministros entenderam que as legendas cumpriram as exigências feitas pela Corte e apresentaram documentação necessária

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), a criação de duas novas federações partidárias: uma formada por PSDB e Cidadania, e outra por PSOL e Rede Sustentabilidade.

As legendas de cada federação atuarão como se fossem um partido único no Congresso pelos próximos quatro anos, dividindo recursos do Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.PUBLICIDADE

Segundo os ministros da Corte, as legendas cumpriram todos os requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral e apresentaram a documentação necessária.

Em um voto breve, o relator do pedido de registro feito por PSDB e Cidadania, Ricardo Lewandowski, defendeu a liberdade de organização partidária.

“O artigo 17 da Constituição da República assegura aos partidos políticos a autonomia para definir sua estrutura interna, de maneira que as previsões estatutárias devem garantir o respeito às deliberações de seus órgãos, nas mais diferentes esferas. Tal posicionamento não colide com a aludida liberdade de organização e deve estar presente nos estatutos das federações”, disse.

Na última terça-feira (24), o TSE aprovou o pedido de criação da federação formada por PT, PCdoB e PV, chamada de “Brasil da Esperança”.