Ataque a Donbass é “o maior na Europa desde a 2ª Guerra”, diz Ucrânia

Ministro de Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba classificou a ofensiva como uma “batalha implacável”

O ministro de Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou, nesta terça-feira (24/5), que a ofensiva russa ao território de Donbass é a “maior em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial”. A autoridade ainda classificou o ataque como uma “batalha implacável.”

“É muito cedo para concluir que a Ucrânia já tem todas as armas de que precisa. A ofensiva russa no Donbass é uma batalha implacável, a maior em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial”, escreveu em uma rede social.

O ministro alertou sobre a necessidade de os países aliados apressarem o fornecimento de armas de combate para a Ucrânia. “Peço aos parceiros que acelerem as entregas de armas e munições, especialmente MLRS, artilharia de longo alcance, APCs”, pediu.

Em uma outra publicação, Kuleba alega que russos estão roubando grãos ucranianos e tentam vender para países estrangeiros. O ministro apelou para que os estados recusem os suprimentos. “Não compre o roubado. Não se torne cúmplice de crimes russos. O roubo nunca trouxe sorte a ninguém”, disse.

Batalha de Donbass

No início da última semana, o governo ucraniano afirmou que a Rússia enfim lançou grande ofensiva militar contra alvos no leste do país, região onde se concentram os separatistas pró-russos. As tropas de Vladimir Putin teriam usado mísseis de longo alcance nos bombardeios mais recentes, fato que está sendo chamado pelo governo de Volodymyr Zelensky de “batalha de Donbass”, região ao leste do país onde estão localizadas as cidades Donetsk e Luhansk, que se autoproclamaram independentes pouco antes do início da invasão russa da Ucrânia.

A Rússia está aumentando os ataques a fábricas de armas, ferrovias e outros alvos de infraestrutura em toda a Ucrânia, para desgastar a capacidade de o país de resistir.