Varíola do macaco: Bélgica impõe quarentena a infectados

País é o primeiro a adotar a medida

A Bélgica “largou na frente” e se tornou o primeiro país a introduzir uma quarentena obrigatória para as pessoas infectadas com a varíola dos macacos. Até o momento, o país europeu está com quatro casos confirmados da doença.PUBLICIDADE

Os cidadãos que contraírem o vírus agora terão que se isolar por um período de 21 dias, conforme disseram as autoridades de saúde belgas. A decisão foi tomada pelo Grupo de Avaliação de Riscos da Bélgica (RAG).

De acordo com o Daily Mail, a primeira infecção foi registrada no país na última sexta-feira (20). Todas as infecções estariam ligadas a um festival na cidade portuária de Antuérpia.

A maior incidência da varíola do macaco costuma ser em áreas de floresta tropical da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico. Fora dessas regiões, a doença era detectada em pessoas que passaram pelo continente africano. No entanto, os últimos casos confirmados na Europa são em pacientes que não saíram de seus respectivos países, configurando transmissão comunitária no continente europeu.

A varíola do macaco é uma doença viral originária do reino animal, que apenas ocasionalmente provoca infecções em pessoas. O período de incubação da enfermidade costuma ser de 6 a 13 dias, mas pode oscilar também de 5 a 21.

Os sintomas são semelhantes aos da varíola agora erradicada, embora um pouco mais leves – febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão. Também, muitas vezes há glândulas inchadas e uma erupção cutânea, que começa no rosto e se espalha para outras partes do corpo, principalmente nas mãos e pés.

O que é varíola do macaco? Saiba qual a gravidade e tratamento da doença

Doença foi detectada na Europa e América do Norte, mas é rara e geralmente curada espontaneamente

A varíola do macaco, da qual foram detectados vários casos na Europa e na América do Norte, é uma doença rara originária da África, que geralmente é curada espontaneamente.

O que é varíola do macaco?

A varíola do macaco, ou “ortopoxvirosis simia”, é uma doença rara cujo patógeno pode ser transmitido do animal para o homem e vice-versa.

Quando o vírus se propaga para o ser humano, é principalmente a partir de diversos animais selvagens, roedores ou primatas.

A transmissão de um ser humano para outro é pequena, explicou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Seus sintomas são semelhantes, em menor escala, aos observados em pacientes antigos de varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e dorsais durante os primeiros cinco dias.

Depois, aparecem erupções – no rosto, palmas das mãos e solas dos pés -, lesões, pústulas e finalmente crostas.

Esta doença foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, em um menino de 9 anos que vivia em uma região onde a varíola havia sido erradicada desde 1968.

Desde 1970, foram registrados casos humanos de “ortopoxvirosis simia” em 10 países africanos. No início de 2003, também foram confirmados casos nos Estados Unidos, os primeiros fora do continente africano.

Como é transmitida a varíola do macaco?

A infecção nos casos iniciais se deve ao contato direto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou membranas mucosas de animais infectados.

A transmissão secundária, de pessoa para pessoa, pode ser resultado do contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias, lesões na pele de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados com fluidos biológicos ou materiais das lesões de um paciente.

Na terça-feira, a OMS afirmou que queria esclarecer, com a ajuda do Reino Unido, os casos detectados desde o início de maio, especialmente na comunidade homossexual.

“Provavelmente é muito cedo para tirar conclusões sobre o modo de transmissão ou assumir que a atividade sexual é necessária para a transmissão”, disse Michael Skinner, virologista do Imperial College London, Science Center (SMC).

Qual a gravidade da varíola do macaco?

A ‘varíola do macaco’ geralmente  se cura por conta própria, com sintomas que duram de 14 a 21 dias.
Os casos graves ocorrem com mais frequência em crianças e estão relacionados à extensão da exposição ao vírus, ao estado de saúde do paciente e à gravidade das complicações.

Analisando as epidemias, a taxa de mortalidade apresentou grande variação, mas se manteve abaixo dos 10% em todos os casos documentados, principalmente em crianças pequenas.

“Estima-se que a cepa da África ocidental, que afeta casos britânicos, tenha uma taxa de mortalidade em torno de 1%. Há também uma cepa encontrada na região do Congo que pode ser fatal em 10% dos casos, mas os casos britânicos não têm essa cepa”, disse Simon Clarke, professor de microbiologia celular da Universidade de Reading, no SMC.

Há tratamento para varíola do macaco?

Não existem tratamentos específicos ou vacinas contra a varíola do macaco, mas as crises podem ser contidas, explica a OMS.

No passado, a vacinação contra a varíola mostrou ser 85% eficaz na prevenção da “ortopoxvirosis simia”. Mas a vacina não está mais disponível, depois que sua fabricação foi descontinuada após a erradicação mundial da doença.

“A boa notícia é que a vacina contra a varíola funciona contra a varíola do macaco; a má notícia é que a maioria dos menores de 45 anos não é vacinada”, tuitou o epidemiologista Eric Feigl Ding.