DF: Pronto-socorro em Samambaia atenderá apenas casos de covid

A exceção é na área obstétrica – gestantes não acometidas pela doença continuarão tendo assistência

A Secretaria de Saúde atua em diversas frentes para garantir a assistência aos pacientes com covid-19 e que precisam de cuidados das equipes de saúde. Nesta segunda-feira (24), a internação clínica e o pronto-socorro da clínica médica do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) voltaram a ser exclusivos para atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os pacientes não covid que precisarem de atendimento de clínica médica deverão procurar as unidades mais próximas ao HRSam

Os pacientes não covid que precisarem de atendimento de clínica médica deverão procurar as unidades mais próximas ao HRSam, como as UPAs de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A exceção da mudança no perfil de atendimento em Samambaia é o pronto-socorro obstétrico, que continuará atendendo as gestantes não acometidas pela doença. O hospital possui fluxo separado para a admissão dessas pacientes.

As medidas de enfrentamento da pandemia, quanto à abertura de vagas para tratamento da doença, integram o Plano de Mobilização de Leitos de UTI Covid do Distrito Federal que prevê, caso seja necessário, a conversão de até 217 leitos de UTI.

No momento, há 83 leitos de UTI covid oferecidos na rede pública de saúde. No sábado (22), a pasta mobilizou oito leitos no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) para atender pacientes mais graves.

A rede pública dispõe de 109 leitos de enfermaria covid nos hospitais regionais da Asa Norte (Hran) e de Samambaia, e no Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (Hmib). Considerando os leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), são 45 leitos nos hospitais de Base e nos regionais de Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.