Rafael Prudente fala sobre as projeções para 2022

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal e presidente regional do MDB, Rafael Prudente (MDB) concedeu, nesta sexta-feira (17), entrevista à Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP).

Prudente se posicionou quanto às costuras políticas em torno da reeleição do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Respondendo a pergunta do Informa Tudo DF o emedebista disse que a câmara legislativa mantém a sua imparcialidade em relacoa ao executivo, alguns Deputados de oposição às vezes, voltam com o governo, alguns deputados da situação às vezes volta a contrário ao governo, mas é importante fazer um trabalho responsável e que traga benefícios para o desenvolvimento do Distrito Federal.

Pacotes sociais garantidos

Prudente assinalou que quando o Governo Federal alterou o Bolsa Família para Cartão Brasil a câmara distrital foi obrigada a promover algumas alterações. E na última sessão da Casa foi feito grande esforço para aprovar todas as matérias, porque se não é aprovado o programa social e não é sancionado e executado esse ano ele não pode ser executado no próximo ano.

“Fizemos um grande arcabouço legal para que o programas sociais pudessem ocorrer, e o déficit social consiste numa série de programas. No caso do Cartão Creche, o orçamento já prevê o dobro de vagas de creche para o ano que vem. Hoje está com cinco mil crianças e no ano que vem queremos chegar a 10 mil”, disse Prudente.

Segundo ele, será ampliada a carga horária das creches e o Cartão Creche vai ser aceito nas creches conveniadas do GDF.

Entre outros benefícios, com a aprovação do Programa Prato Cheio, passou a ser perene, e é o que mata a fome de milhares de pessoas no DF. Também foi institucionalizado o Vale Gás, que inclusive o governo federal copiou.

Além disso, foi criada a Cesta do Trabalhador. Prudente observou que é preciso deixar o cidadão recebendo esses auxílios em no máximo seis meses e depois preciso arrumar trabalho para ele. E ainda houve aprovação do projeto Cartão Escolar, indispensável para o bom andamento da educação.

“Esperamos que esses cinco projetos aprovados possam atender o maior número de pessoas da população e procurar e com prazo determinado”, frisou Prudente.

Reeleição de Ibaneis

Prudente deixou claro que a executiva do partido, da qual faz parte, já definiu que o caminho natural será o MDB reconduzir a reeleição de Ibaneis Rocha, “pelo menos essa é a sinalização que ele tem nos mostrado”. Ou seja, não há outro candidato dentro da legenda para o Buriti.

Rafael falou sobre Ibaneis Rocha e a ministra-chefe da Casa Civil (Segov), a deputada Flávia Arruda (PL), que para alguns órgãos de imprensa, nos bastidores, soa como se houvesse um racha entre partidos. Há esse racha ou a ministra é mulher de grupo e esse grupo pode rachar em torno do governador?

Prudente, foi prudente e disse não poder falar por outras pessoas. No entendimento do jovem político, mas experiente, ao mesmo tempo, houve grupos políticos que foram para um lado e nos 45 minutos do segundo tempo isso foi desfeito sem a menor cerimônia.

Assim, segundo ele, é difícil fazer previsibilidade. É política em qualquer lugar. Quem imaginava que o governador Ibaneis ia virar governador daqui. Nem o maior gênio político tinha essa imaginação. A gente sabia que Bolsonaro ia ser presidente do Brasil.

“Aqui, com o pé no chão, fazendo uma avaliação fria das conversas que já foram feitas, dos acordos que foram feitos é governador Ibaneis ser candidato à reeleição, é Flávia Arruda ser candidata ao Senado.

E para o vice, quem será? Prudente entende que o governador deve escolher um partido que tenha afinidade política com nosso grupo político para ser o vice. E que também é difícil tentar organizar o presente pensando em diversos futuros diferentes. Ele pensa ainda que se vai haver pessoas que irá migrar para esse grupo ou vai sair desse grupo é difícil fazer qualquer tipo de previsão

“Eu espero que os acordos que foram firmados e aquilo que foi transparecido possam ser mantidos”, disse.