Após temporal, creche da Vila Planalto recebe equipes do GDF Presente

Ação rápida foi fundamental para garantir a segurança de quem frequenta o local, que ganhou telhas novas

O temporal que atingiu várias regiões do Distrito Federal trouxe prejuízos para uma creche na Vila Planalto. Telhas destruídas, alagamento e árvores caídas trouxeram preocupação à comunidade. As equipes do programa GDF Presente agiram rapidamente e restabeleceram a ordem na Creche Pioneira, umas das mais antigas da capital.

Trabalho conjunto do Polo Central Adjacente III, da Novacap e de reeducandos da Seape recolheu lixo do pátio e realizou faxina na creche | Foto: Divulgação/GDF Presente

A ação foi um trabalho conjunto dos homens do Polo Central Adjacente III, da Novacap e de reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Cem telhas novas cedidas pela Secretaria de Educação foram instaladas pelos operários. As árvores e o lixo verde foram recolhidos do pátio, foi feita uma grande faxina e retirada a água que entrou na escola.

Uma das fundadoras da instituição de ensino, Efigênia Fernandes, 66 anos, disse que ficou aliviada com o apoio recebido. “Nunca vi um governo que age tão rápido, até comecei a tentar arrecadar telhas com a comunidade, mas eles já providenciaram”, revela. “A gente só tem a agradecer todo o empenho das equipes do GDF nesse momento tenso que passamos”, diz. A creche, localizada no Acampamento Rabelo, atende a 163 crianças de 1 a 3 anos.

“Ali é um local simbólico para Brasília. A recomposição da creche, após ser castigada pela chuva, demonstra o cuidado e a preocupação que temos com a área e esse importante patrimônio da Vila”, observa a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Segundo o coordenador do polo, Alexandro Cesar, a mobilização da comunidade também foi importante na ação que durou quatro dias. “Alguns moradores colocaram a ‘mão na massa’ e nos ajudaram retirando bastante material da escola. Providenciamos capas de chuva para as pessoas e funcionários”, conta.

Também na Vila Planalto, os trabalhadores do GDF Presente fazem a manutenção das vias e calçadas da Praça Zé Ramalho. No local, será reinaugurado um campo de futebol society neste sábado (18).