Soldado da PMDF do ‘beijo gay’ volta ao trabalho após oito meses

Henrique Harrison Costa estava de licença médica para tratar depressão e ansiedade. Ele ainda teria mais 60 dias de atestado, mas junta médica da PM determinou retorno.

Henrique Harisson, policial militar, torna pública sua orientação sexual — Foto: Arquivo pessoal

O soldado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Henrique Harrison Costa, criticado por publicar uma foto beijando o companheiro durante a formatura em 2020, voltou ao trabalho nesta segunda-feira (22), depois de oito meses afastado.

Ele estava de licença médica para tratar um quadro de depressão e ansiedade, causadas, segundo o médico, pela reação de outros policiais após o beijo no parceiro durante a formatura como militar.

Henrique contou que ainda teria mais 60 dias de atestado. No entanto, a junta médica da PMDF determinou que ele retornasse às atividades. O soldado foi transferido para a área administrativa da corporação onde deve se apresentar “neste primeiro momento”, segundo a PM.

“Baseando-se no relatório médico do psiquiatra do soldado Henrique Harrison, os médicos da corporação chegaram à conclusão que o referido policial possui condições de executar serviços administrativos, desta forma não acarretando prejuízos ao andamento de seu tratamento de depressão e ansiedade”, diz nota da PMDF.

O médico que acompanha Henrique Harrison colocou algumas restrições para o retorno dele, quanto ao uso de farda e arma de fogo.

Segundo ele, “ainda há bastante medo”, com relação às reações dos colegas, mas as conversas com o psiquiatra e o psicólogo “já traziam uma possibilidade de retornar ao trabalho por estar bem melhor”.

Beijo gay em formatura de PMs causa polêmica no DF — Foto: Arquivo pessoal

Beijo gay em formatura de PMs causa polêmica no DF — Foto: Arquivo pessoal

Informações do G1