Tratamento precoce contra a COVID-19: Pfizer pede à FDA autorização para uso emergencial de pílula contra o coronavírus

Pfizer pede à FDA autorização para uso emergencial de pílula contra Covid

Se aprovado, será primeiro tratamento contra a doença nos EUA que pode ser administrado em casa
Pfizer pede à FDA autorização para uso emergencial de pílula contra Covid
Foto: stevepb/Pixabay

A Pfizer anunciou nesta terça (16) que pediu à FDA autorização para uso emergencial de seu comprimido Paxlovid, antiviral experimental contra a Covid. O anúncio foi feito no site oficial da farmacêutica americana.

A proposta é usar o remédio em pacientes com Covid branda a moderada com risco elevado de hospitalização ou morte. O pedido inclui dados do ensaio clínico em fases II e III.

O Paxlovid foi desenvolvido especificamente para combater a Covid.

Segundo a Pfizer, os dados demonstraram redução de 89% no risco de hospitalizações relacionadas à Covid, ou mortes por qualquer causa, em comparação com pacientes no grupo do placebo, nos pacientes tratados em até três dias do aparecimento de sintomas – sendo que não houve mortes no grupo do remédio.

Dos pacientes tratados com Paxlovid, 0,8% foram hospitalizados, contra 7% que foram hospitalizados ou morreram no grupo do placebo.

Eventos adversos tiveram taxas semelhantes no grupo do Paxlovid (19%) e do placebo (21%).

Se autorizado, o tratamento com Paxlovid será aplicado em duas doses ao dia, durante cinco dias. O tratamento também inclui uso de outro remédio, o ritonavir, que desacelera o metabolismo e ajuda o Paxlovid a ficar ativo por mais tempo no organismo.

No começo deste mês, o Reino Unido aprovou o uso de outro remédio contra a Covid, o molnupiravir, desenvolvido pela Merck.

Fonte: o antagonista