Ex-ministro de Lula e Dilma, o petista Carlos Gabas, torna-se principal alvo de CPI da Covid no Nordeste

Matéria da Veja traz o destaque: O petista Carlos Gabas é investigado pela compra de 300 respiradores por 48 milhões de reais que foram pagos antecipadamente em um contrato cheio de fraudes, mas nunca foram entregues ao Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Tema desprezado pela CPI da Pandemia no Senado — a compra fraudada de respiradores pelos estados do Nordeste — transformou-se no principal foco de investigação da CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com potencial para arranhar nomes de figurões da política nacional.Na quinta-feira 10, a CPI quebrou o sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal do petista Carlos Eduardo Gabas, que foi ministro da Previdência nos governos de Lula e Dilma Rousseff. Pivô de uma compra fraudulenta de respiradores para o Consórcio Nordeste, Gabas tornou-se o principal investigado no Rio Grande do Norte.

O requerimento para quebrar o sigilo de Gabas foi apresentado pelo presidente da CPI, o deputado Kelps Lima (Solidariedade), e aprovado por unanimidade até por partidários de Gabas, como o deputado Francisco do PT, que é o relator da CPI.  “A quebra de sigilo vai permitir aprofundar a investigação”, disse Kelps.

No ano passado, o  Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), comprou da empresa Hempcare Farma 300 respiradores por 48 milhões de reais. A quantia foi paga antecipadamente em um contrato cheio de fraudes — e até hoje a mercadoria não foi entregue.

Em depoimento prestado aos investigadores, Cristiana Pestes Taddeo,  dona da empresa, disse que não entregou os respiradores devido a problemas que teve com um fabricante chinês. Ela, no entanto, levantou suspeitas contra Carlos Gabas,  secretário-executivo do Consócio Nordeste, e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Dilma.

A empresária afirmou que na época da fraude ela recebeu telefonema de Gabas, que se identificou como “irmão de alma” de Edinho de Araraquara, que também é do PT. De acordo com Cristiana, Gabas afirmou que o município paulista precisava de 30 respiradores, mas que seu irmão de alma estava sem dinheiro.

Para a empresária, “estava implícito um pedido” e ela se dispôs a fazer uma “doação”. Para o Ministério Público, era propina disfarçada. Gabas negou em julho qualquer irregularidade e chamou a empresária de criminosa.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/empresaria-que-deu-calote-levanta-suspeitas-contra-ex-ministros-do-pt/

No início do mês, Gabas foi convocado pela CPI nordestina, mas permaneceu em silêncio durante o depoimento. A Justiça do Rio Grande do Norte concedeu habeas corpus para que o ex-ministro não precisasse responder aos questionamentos dos parlamentares.