Governo Caiado: Concursos Segurança GO têm editais assinados! São 1565 vagas

Caiado anuncia concurso público para forças de seguraça

São 1565 vagas divididas entre a Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica e Bombeiro Militar. 

As forças de segurança terão contingente renovado em 2022. É que o termo de autorização para o concurso público previsto foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na manhã desta segunda-feira (11/10).

“Sabemos do déficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado”, destacou o democrata ao comentar o tamanho do quadro atual. O Diário de Goiás já havia relatado a necessidade de um concurso público para suprir o vácuo deixado por aposentados ao longo dos últimos anos.

Serão 720 vagas para soldados de segunda classe na Polícia Militar e outras 150 para oficiais. Para o Corpo de Bombeiros serão 140 vagas para graduação de soldado de segunda classe e outras 20 vagas para oficiais, cadete PM, de acordo com a autorização para o concurso público.

Na Polícia Técnico Científico o concurso público prevê  35 vagas para médico legista, 10 vagas para perito criminal, 20 vagas para auxiliar de autópsia. Para a PCGO Polícia serão 350 vagas para agente de polícia da terceira classe. 100 vagas para escrivão de polícia da terceira classe e 20 vagas para papiloscopista policial da terceira classe.

Caiado aproveitou para mandar um recado aos postulantes a participar do concurso público. “Eu quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás: podem se preparar. Estudem bastante. Porque o edital já foi assinado e teremos em breve o concurso para poder chegar mais policiais em todas as áreas da segurança pública de Goiás, mas saibam que não vão apenas entrar na Segurança Pública de Goiás como sendo um bom concurseiro ou preparado para tal trabalho”, destacou..

Além do concurso público, o governador realizou a entrega de 97 novas viaturas à Polícia Penal e divulgação dos índices de segurança e apreensão de drogas feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.

Em anúncio nesta segunda-feira, 11, o governador Ronaldo Caiado informou que os editais de concursos Segurança GO foram assinados.

Novidades das seleções no Estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta segunda-feira, 11, que os editais dos concursos Segurança GO foram assinados. Estão previstas 1.580 vagas para as quatro corporações.

“Quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás. Podem se preparar! Estudem bastante! Porque o edital já foi assinado e nós teremos em breve o(s) concurso(s) para poder chegar mais policiais em todas as áreas da Segurança Pública

Mas, calma, candidato! Embora o governador do estado de Goiás tenha usado o termo “edital”, o que foi assinado hoje foi o termo de autorização dos concursos. Ainda não é o edital de abertura, de fato.

A expectativa é para que nos próximos dias os despachos de autorização para cada um dos concursos seja publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás.

Confira a distribuição das vagas previstas para a Segurança Pública:

  • Polícia Militar – 720 para soldado e 150 para oficiais
  • Corpo de Bombeiros – 140 soldados e 20 oficiais
  • Polícia Civil – 350 agentes, 100 escrivães e 20 papiloscopistas
  • Politec – dez peritos, 35 legistas e 35 auxiliares de autópsia

Ainda durante o discurso, Caiado reconheceu a necessidade do estado na Segurança Pública, dizendo:

“Sabemos do déficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado. No entanto, somos o primeiro lugar aqui no nosso estado, mesmo com o menor número de policiais, devido a organização, o engajamento e a integração das forças. Isso que é inteligência e competência”, disse o chefe do executivo.

Concursos GO constam no Orçamento 2022

Além disso, outra boa notícia é que os concursos da Segurança Pública de Goiás constam na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. O anúncio, primeiramente, foi feito pelo deputado estadual e delegado, Humberto Teófilo. Em seguida, confirmado pelo governador Caiado.

Caiado disse que já enviou a proposta à Alego para ser aprovada. Em seguida, será sancionada pelo Governo do estado.

Além da segurança, a LOA 2022 ainda traz previsão de outros concursos no estado, como:

  • Secretaria de Fazenda – 20 para auditores fiscais
  • Sead – 329 para analistas
  • UEG – 94 docentes
  • Goinfra – 10 vagas de gestores de engenharia

No seu pronunciamento, Teófilo também falou sobre o concurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que já tem edital publicado.

governador Ronaldo Caiado de máscara

Concursos Segurança GO são anunciados pelo governador
(Foto: Governo de Goiás)

Caiado reconheceu necessidade de novos PM

Recentemente, o governador Ronaldo Caiado anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças na Polícia Militar e reconheceu que a corporação necessita de mais efetivo.

Na época, disse que o estado conseguirá promover um novo concurso, mas depende de aval do Tesouro Nacional.

“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, citou o governador.

Vale lembrar que, no início de 2021, o novo concurso PM GO foi anunciado pelo próprio o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo. Ele compartilhou em suas redes sociais um documento confirmando os trâmites para a nova seleção.

O Comando de Gestão de Finanças da Polícia Militar de Goiás teria se manifestado favorável ao novo edital, em ofício dirigido à Assembleia Legislativa do estado (Alego). O documento confirmava que o comandante sugeriu o preenchimento de 2 mil vagas.

SOLDADO CADETE
Remuneração: R$1.500* Remuneração: R$5.401,43*
Requisitos:
idade de 18 a 30 anos;
nível superior em qualquer área;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.
Requisitos: 
idade entre 18 e 32 na inscrição;
até 35 anos no momento do ingresso;
bacharelado em Direito;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.

* Dados da remuneração são de 2018. O valor atualizado está sendo checado pela reportagem da Folha Dirigida.

O edital da PM GO é um dos mais aguardados pelos candidatos. Afinal, em 2017 a corporação chegou a contratar a banca organizadora: Instituto AOCP.

O último concurso para a PM GO, realizado em 2016, registrou 41.829 candidatos inscritos. Na época, a seleção foi organizada pela FunRio e foram ofertadas 2.500 vagas, sendo 2.420 para soldado e 80 para cadete.

Qual será o próximo passo para os concursos Segurança GO?

Agora que o governador anunciou que os “editais estão assinados” e autorizados, qual será o próximo passo? Agora, a portaria autorizativa confirmando o aval para os concursos precisa ser publicada oficialmente.

Em seguida, as corporações vão iniciar o processo de escolha da banca – conjunto ou não. E o que isso quer dizer? Que poderá ser escolhida uma banca para os quatro concursos ou uma para cada seleção.

Feito isso, o contrato precisa ser assinado para oficializar a contratação da empresa organizadora. Para, assim, o edital ser liberado para publicação, com todas as regras.

Além do quantitativo previsto inicialmente, os concursos ainda poderão utilizar o cadastro de reserva. Afinal, seleções da Segurança Pública têm muitas etapas e bastantes aprovados costumam seguir até o curso de formação.