Como erro em harmonização facial deformou o rosto de Liziane?

Peoa de A Fazenda 13 disse que ficou ‘um monstro’ por causa de excesso de produto; especialista explica o que ocorre nesses casos

Liziane Gutierrez se recuperando de operação no rosto e após entrar em ‘A Fazenda 13’

REPRODUÇÃO/RECORD TV – Fonte: R7

Liziane Gutierrez, de 35 anos, participante de A Fazenda 13, disse durante uma conversa no reality show que foi vítima de uma harmonização facial malsucedida por causa do excesso de produto aplicado em seu rosto.

“Tive rejeição. Eu cortei minha boca inteira. [Deu errado] por excesso. Tem laudo médico que eu uso no processo. Assim, eu não sei até quanto pode colocar, a pessoa que está fazendo o procedimento tem que saber. Quando começou a dar o problema, falou que é alergia, alergia, alergia e eu fiquei monstruosa. Foi horrível”, afirmou a modelo e influenciadora digital.

Casos como esse podem ocorrer quando o procedimento estético envolve preenchimento com ácido hialurônico ou PMMA (polimetilmetacrilato), uma substância plástica similar ao acrílico, de acordo com a cirurgiã-dentista Andrea Tedesco, referência em harmonização orofacial e professora-adjunta de clínica integrada da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Às vezes, o profissional coloca muito material para inflar o rosto. É como se você estivesse enchendo um balão”, compara.

Segundo ela, no intervalo de sete a 15 dias após fazer o preenchimento, é normal que a pessoa tenha sintomas causados pela resposta inflamatória do organismo ao procedimento. “Pode ter inchaço, mancha roxa e vermelhidão”, detalha.

Reversão não é total e exige cirurgia

A especialista explica que para reverter uma harmonização facial feita com polimetilmetacrilato é necessário fazer uma cirurgia. “Não é um processo simples e, mesmo assim, é impossível removê-lo totalmente. Eu, por exemplo, não uso e não indico PMMA”, destaca.  Em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa, Liziane conta que operou para retirar os produtos, mas não informa o nome deles.

Quando o produto utilizado é o ácido hialurônico, a reversão total costuma ser possível. Foi o que fez o cantor Lucas Lucco. “A gente reverte com uma enzima que chama hialuronidase. É um procedimento tranquilo e não é doloroso”, disse a dentista e especialista em harmonização orofacial Andressa Castro, em entrevista ao R7

Veja o antes e depois dos peões de ‘A Fazenda 13’

Muitos participantes passaram por procedimentos estéticos e estão bem diferentes de quando apareceram na TV pela 1ª vez

Victor PecoraroO galã estreou na TV em 2002 com uma participação da novela Marisol (SBT). Em 2017, ele também se rendeu aos procedimentos estéticos e fez preenchimento facial e botox no rosto