Cidades dos Estados Unidos declaram emergência após tempestade recorde

Pelo menos cinco emergências de inundações repentinas foram divulgadas na noite de quarta-feira pelo Serviço Meteorológico Nacional, estendendo-se desde o oeste da Filadélfia até o norte de Nova Jersey

Enchentes atingem nordeste dos Estados UnidosAnadolu Agency via Getty Images

Joshua Berlinger Nathallia Fonseca da CNN

Os resquícios do furacão Ida levaram uma chuva torrencial, já descrita como a mais intensa da história do país, à região nordeste dos Estados Unidos. Em Nova York, todas as linhas de metrô da cidade foram suspensas na noite de quarta-feira (1) e equipes de resgate foram acionadas para retirar pessoas dos trens e estações. A governadora, Kathy Honchul, decretou estado de emergência na metrópole. Em uma publicação no Twitter, ela recomenda que os cidadãos “fiquem longe das estradas e evitem viagens desnecessárias”

Há registros de pelo menos oito mortes, sendo as regiões de Nova Jersey e Nova York as mais atingidas. Pelo menos cinco emergências de enchentes repentinas foram divulgadas na noite de quarta-feira pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, estendendo-se desde o oeste da Filadélfia até o norte de Nova Jersey. Dezenas de resgates ocorrem e estradas foram fechadas.

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também declarou estado de emergência na quarta-feira à noite, pedindo aos residentes que “fiquem fora das estradas, fiquem em casa e fiquem seguros”. nas redes sociais, imagens compartilhadas por moradores durante a madrugada mostram espaços públicos, vias e residências completamente alagadas.

Uma pessoa morreu devido a uma inundação na região de Guesses Fork, em Hurley, na Virgínia, de acordo com informações do Gabinete do Xerife do Condado de Buchanan. Por segurança, as pessoas foram convidadas a ficar longe da área e apenas os residentes que apresentaram documento de identidade e pessoal autorizado foram autorizados a entrar na noite de quarta-feira.

Em Maryland, há confirmação de mais uma vítima fatal além de outra desaparecida após alagamento de um complexo de apartamentos na noite da quarta-feira. A vítima foi um homem de 19 anos foi encontrado morto, mas a causa não foi confirmada, afirmou a porta-voz da Polícia do condado, Casandra Durham, à CNN.

Equipes de resgate e bombeiros evacuaram dezenas de pessoas do complexo de apartamentos Rock Creek Woods em Rockville. Cerca de 150 moradores foram deslocados depois que 50 apartamentos foram impactados e 12 inundados, disse a polícia.

Além disso, um tornado atingiu uma área predominantemente comercial de Annapolis ainda na tarde de quarta-feira, segundo o porta-voz do corpo de bombeiros, Bud Zapata.

Quedas de energia foram relatadas em toda a região conforme o clima severo avançava. Mais de 114.000 clientes na Pensilvânia ficaram no escuro na quarta-feira à noite, de acordo com PowerOutage.us, plataforma que monitora a distribuição de energia elétrica. Mais de 78.000 interrupções foram relatadas em Nova Jersey e quase 30.000 em Nova York.

O furacão Ida atingiu a costa da Louisiana no domingo com categoria 4 e, embora tenha enfraquecido significativamente desde então, ainda causa fortes chuvas em todo o sudeste em seu caminho para o norte. Mais de 60 milhões de pessoas estão sob vigilância de enchentes em partes dos Apalaches centrais, no meio do Atlântico e no sul de Nova York e no sul da Nova Inglaterra.

*Com informações da CNN Internacional