Ibaneis Rocha cumpre promessa de Joaquim Roriz e entrega Complexo Viário na Saída Norte com homenagem ao ex-governador

Promessa de Ibaneis, Complexo Viário Joaquim Roriz, na saída Norte, agora é realidade

O fluxo de veículo melhorou exponencialmente no trecho sempre engarrafado nos horários de pico de movimento, na Saída Norte nesta manhã de quarta (12).

O motivo foi a inauguração do Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, inaugurado com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a viúva do ex-governador Roriz, Weslian Roriz e Maria Isabel de Jesus Gomes, viúva do engenheiro Antonio Gomes da Silva Filho.

Um dos viadutos do complexo levou o nome dele, em homenagem ao profissional, ex-servidor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que faleceu em consequência do Covid-19, recentemente. 

O complexo viário compreende 23 viadutos, 4 pontes, 14 km de ciclovia e 28 km de asfalto para mais de 100 mil motoristas. O investimento de R$ 220 milhões na obra gerou 770 empregos e leva o nome do ex-governador em homenagem póstuma a Joaquim Roriz.

Ibaneis Rocha, antes do seu pronunciamento, entregou placas em homenagem à viúva do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz e à viúva do ex-engenheiro do DER, Antônio Gomes, a Maria Isabel de Jesus Gomes.

Primeiramente, Ibaneis Rocha saudou Weslian Roriz e família. Ele sublinhou que não teve a oportunidade de conviver com o governador Roriz, mas conviveu com as obras e com a vontade que o governador tinha de fazer do DF a melhor cidade do Brasil, com o carinho que demonstrava com a população e esse carinho se reflete hoje com as lideranças que o apoiavam naquela época em que ele era político no DF.

“Lideranças essas que eu encontro nas ruas e que sempre tem uma palavra de carinho para lembrar do nosso querido governador Roriz. Eu, através dessas lideranças, aprendi a força do trabalho do governador Roriz.”

Segundo o governador, a força do trabalho é que “nos encanta todos os dias e nos dá disposição para trabalhar para buscar recursos dentro do governo”.

“Eu tenho dito que quando você tem boa vontade, dinheiro não falta e é isso que se sente do governado Roriz no dia a dia de quem está lá no governo, que ele realizava e não queria saber de onde o dinheiro ia aparecer, mas ele colocava como meta e fazia com que as coisas acontecessem”, enfatizou o chefe do Executivo.

Na visão de Ibaneis Rocha as obras entregues têm o mesmo sentido de quem quer realizar, fazer entrega para a população do DF, de quem quer trabalhar diuturnamente para melhorar a vida das pessoas.

“Morei muitos anos em Sobradinho, morei nos condomínios daqui dessa região. Só quem passava horas e horas no engarrafamento que era isso aqui sabe a importância dessa obra. Sabe a importância para uma população que se sentiu abandonada pelos governos, não pelo governador Roriz porque foi ele que fez a duplicação da via até Planaltina, que antes era via de mão única, antes do governador Roriz. E eu tive o prazer de acompanhar toda essa obra”, revelou Ibaneis Rocha.

O governador frisou que a expectativa da conclusão da obra era para depois do mandato. “Apertamos o cerco, as empresas, o financiamento e conseguimos entregar juntos com o DER na data de hoje com a previsão de dois anos de antecipação dessas obras. Isso nos deixa muito felizes. E nos deixa muito felizes o que estamos fazendo com essa cidade também.”

 

Para a região norte há a previsão de construção de outros dois viadutos, na segunda entrada de Sobradinho e o da entrada de Planaltina e de Brasilinha.

“Exatamente para melhorar as vidas dessas famílias. O trânsito até Sobradinho está bom. De Sobradinho a Planaltina você gasta o mesmo tempo, que é um trecho muito pequeno. Vamos entregar ainda dentro do nosso mandato esses dois viadutos, fazendo a complementação desse terminal que leva inúmeras famílias, são 100 mil motoristas que passam aqui por dia que vão ser beneficiados por essa obra.”

Homenagem a Roriz

A ex-governadora do DF, Maria de Lurdes Abadia, convidada a participar da inauguração das obras, afirmou que “construir pontes é melhor do que as destruir e o senhor está fazendo isso muito bem”.

A preocupação com a acessibilidade é uma das preocupações do governo Ibaneis com a construção de pontes e com a qualidade de vida da população. Abadia parabenizou a toda a equipe do GDF pelo momento histórico. “O senhor foi muito feliz de lembrar de prestar essa homenagem sincera, oportuna ao governador Roriz. Eu tive de ser a sua vice e sabia como ele tinha essa vontade de construir de dar prosseguimento as obras de JK. Governar Brasília é uma missão, não é um trabalho.”

Eu quero fazer parte dessa homenagem ao Roriz, companheiro de luta, uma pessoa que o povo de Brasília não esquece. E dizer a todos, desejar muitas felicidades. Eu sei que se não fosse esse momento aqui essa pista estaria lotada com a população de Brasília, porque é uma obra muito linda. É a primeira vez que Weslian sai publicamente depois do falecimento do governador Roriz. Isso representa um gesto de gratidão.”

Novas obras a caminho

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, lembrou que dois governos tentaram concluir a obra não conseguiram a e “precisou vir o senhor com sua equipe para terminar essa grande obra que irá facilitar muito e vai dar muita qualidade de vida para as pessoas que moram na região Norte do DF”.

Ele disse que tem o privilégio de presidir o MDB que é o partido do ex-governador Joaquim Roriz, que “fez tanto por essa cidade que nos traz uma responsabilidade muito maior”. Também ressaltou que nas 33 regiões administrativas tem obras do DER. Citou uma pequena ponte, que irá facilitar a vida de moradores do Jóquei, Vicente Pires e da Estrutural. “Esperamos que em breve nós tenhamos as obras do anel viário do Paranoá-Itapoã, duplicação da DF-250 e quem sabe a terceira via que vai para Planaltina, os viadutos de Sobradinho e Planaltina, enfim, são muitas obras importantes que tenho certeza de que dentro de pouco tempo a população vai ver sendo construídas e entregues até o final do governo”. concluiu Prudente.

Elogio aos funcionários da DER

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou que o Ibaneis Rocha toca obras em momento de grande dificuldade, marcadas por dois anos e meio sem deixar o GDF parar, mesmo durante a pandemia do Covid-19.

Júnior parabenizou aos funcionários do DER, pela disposição do trabalho dias e noites a fio. “Não posso jamais esquecer aos parceiros eternos Novacap, SLU, CEB, em todas as nossas obras estão sempre presentes integrados porque o governo do senhor me faz lembrar o governo Joaquim Roriz que era um governo de integração.”

Grande complexo, 23 obras de arte,14 km de ciclovias, 18 km de vias, quatro pontes, só foi concluído com o “pulso forte do governador Ibaneis Rocha”.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, destacou que é “filho de Sobradinho” e os moradores sentiram que antes da inauguração o fluxo de veículos já havia melhorado. Hoje já não há engarrafamento e transtorno para os usuários.

“Obras sendo entregues mostram o compromisso com a cidade para poder melhorar toda a infraestrutura de mobilidade para que entregue à população uma cidade melhor, segura, mais fácil de andar e mais bonita”, disse Casimiro.

Trecho é homenagem

O complexo a partir de 2018, foi nomeado Trevo de Triagem Norte, levava o nome do ex-governador, que morreu aos 82 anos. Compreendia dois quilômetros entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Torto.

Com a inauguração do complexo, trecho expandido compreende entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Colorado, com sete quilômetros de extensão.

A ex-governadora afirmou que a homenagem justa e merecida ao governador Roriz. “Além disso, a inauguração deste Complexo Viário irá atender uma reivindicação antiga, necessária e que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores de Brasília”, acentuou Abadia.

Como ficam os sentidos no complexo viário

Os usuários do novo trecho que se deslocam ao Plano Piloto saem de Planaltina, Sobradinho, Lago Norte têm maior mobilidade. Antes mesmo dos serviços serem finalizados, os motoristas diminuíram o tempo que passam no trânsito de 1h30 para 40 minutos no máximo e 20 minutos no mínimo, para sair da Região do Colorado com destino ao Plano Piloto.

Para os veículos vindos de Sobradinho, Planaltina e entorno norte, com direção à Brasília e saída sul, não haverá alteração no trânsito. Os motoristas poderão utilizar ambas as pistas existentes na via expressa da DF-003 e a Ligação Torto-Colorado, nas marginais, com exceção dos veículos pesados, que deverão trafegar pela via expressa.

Os veículos vindos de Brasília ou saída sul com direção a Sobradinho, Planaltina e entorno norte poderão seguir pela via expressa. Caso venham da ponte do Bragueto, poderão acessar a Ligação Torto-Colorado utilizando o viaduto Engenheiro Antônio Gomes ou acessar diretamente a Epia.

Os veículos leves que trafegam na Epia e queiram acessar a Ligação Torto-Colorado deverão fazê-lo na terceira saída no Balão do Torto, ou pelo acesso ao Taquari.

Com essa nova dinâmica, a via marginal da Ligação Torto-Colorado passa a ser exclusiva para veículos leves, o que facilitará o acesso às regiões dos condomínios, a Sobradinho II e à Fercal (DF-150).

Estiveram presentes na importante inauguração do complexo viário Joaquim Roriz: os deputados distritais, Hermeto (MDB), Jaqueline Roriz (MDB), Cláudio Abrantes (PDT), Júlio Cesar (Republicanos), o secretário de Governo-DF, José Humberto Pires, entre outras autoridades locais.

Fonte: Tudo OK