Gracinha Caiado se reúne com primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, para definir ações sociais conjuntas entre Estado e Município

Presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, ao lado da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, durante reunião para avanço de programas sociais na capital: “Nosso papel aqui é ajudar todos os dias” (Foto Júnior Guimarães)

Presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ressalta importância de parcerias para garantir proteção social. “Ninguém consegue trabalhar sozinho. É em equipe que a gente consegue fazer mais”, afirma Gracinha

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, se reuniu, nesta quinta-feira (6/5), com a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, no Paço Municipal. O encontro teve o objetivo de definir parcerias entre Estado e Município para avançar no desenvolvimento de ações sociais integradas. “Ninguém consegue trabalhar sozinho. Essa parceria pode fazer muito bem ao próximo, porque é em equipe que a gente consegue fazer mais”, afirmou Gracinha Caiado.

Entre os projetos analisados estão o Goiás Social, o Programa Universitário do Bem (ProBem), o Restaurante do Bem e o Meninas de Luz, todos geridos pela OVG. Durante a fala, Gracinha Caiado fez um balanço das ações já executadas pelo Estado, assim como a importância da criação do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), que aponta quais as desproteções de cada família em situação de vulnerabilidade no Estado.

Esposa do prefeito Rogério Cruz, Thelma agradeceu a visita da primeira-dama e reforçou o compromisso em trabalhar em conjunto. “Fazemos isso com um apreço muito grande porque amamos o próximo”, e completou: “Estamos aqui para ‘abalar’ a cidade em prol do povo. O povo tem esperado muito de nós”.

A partir do encontro, um termo de parceria foi firmado entre o Governo do Estado, por meio da OVG e do GPS, com a Prefeitura de Goiânia. O objetivo é trabalhar a rede socioassistencial do município junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a implementação de programas da OVG em ações desenvolvidas pelo município. Entre as definições, ficou acordado que todas as unidades da Organização também contarão com pontos de cadastramento do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), uma vez que a instituição tem adotado os dados do Cadastro para a concessão de benefícios.

A capacitação de pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade, tanto em Goiânia como em todo o Estado, também foi pauta da reunião. “Hoje, nós temos um dos maiores trabalhos de capacitação da área social e gostaria muito de ter vocês juntos e trabalhar nos bairros mais carentes”, ressaltou Gracinha Caiado.

Além disso, a primeira-dama do Estado anunciou que a parceria, em breve, resultará em um melhor atendimento aos estudantes de Goiânia que desejam pleitear o Programa ProBem. “Cada jovem que a gente perde no cadastramento é um jovem que está fora da universidade. Não podemos deixar isso acontecer. Nosso papel aqui é ajudar todos os dias”, enfatizou Gracinha.

Presente no encontro, a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, demonstrou satisfação em ver que a parceria será promissora para a população da capital. “Goiânia é nossa sede. Estou feliz com essa notícia e minha vontade é trabalhar, estarmos todos juntos”, disse. Da mesma forma, o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, José Antônio da Silva Netto, declarou que o trabalho em conjunto com o Estado é motivo de alegria para o Município. “Sabemos o quanto a OVG tem sido fundamental na assistência às pessoas vulneráveis e queremos nos somar a esse trabalho”, comentou.

As primeiras-damas foram homenageadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que as presenteou com fardas da corporação, canecas e flores.

Também estiveram presentes as diretoras da OVG, Rúbia Prado (ProBem) e Jeane de Cássia Dias Abdala Maia (Ação Social); o diretor de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Edilson Divino de Brito; a gerente dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS), Regiane Kelly David Naves; o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Israel Braga; a superintendente de Planejamento Urbano e Gestão Sustentável, Carolina Alves Luiz Pereira; e os representantes da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia: Wellington Paranhos (presidente-comandante), Danilo César Fonseca Gomes (subcomandante) e Aníbal Rodrigues (chefe de gabinete).

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás