Detran-DF aborda 4,7 mil condutores durante Operação Toque de Recolher

Agentes flagraram 154 condutores alcoolizados e 62 motocicletas com escapamento adulterado 

Por Zélia Ferreira

Entre os dias 8 e 31 de março, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal flagrou 154 condutores dirigindo sob a influência de álcool durante as ações da Operação Toque de Recolher, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública.

Neste período, os agentes de trânsito do Departamento abordaram 4.703 condutores que circulavam pelas vias urbanas do Distrito Federal entre as 22h e 5h, descumprindo o Decreto nº 41.874/2021. Além de orientá-los a retornarem para suas casas, os agentes autuaram aqueles que foram flagrados em alguma irregularidade de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Além dos 154 condutores alcoolizados, as equipes de fiscalização autuaram 69 por não possuir habilitação e 595 por infrações diversas – como deixar de usar o cinto de segurança, usar o celular enquanto dirige, circular com veículo não licenciado ou com habilitação vencida, por exemplo. Também foram autuados 62 motociclistas que pilotavam motocicleta com o escapamento adulterado, causando poluição e tirando o sossego da população. No total, 178 veículos foram recolhidos aos depósitos do Detran.

Operação

A Operação Toque de Recolher integra a força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas de combate à Covid-19, em diversos pontos das cidades.

Diariamente, pelo menos quatro grandes pontos de bloqueio são montados pela fiscalização de trânsito do Detran, com disponibilização de quatro viaturas e guinchos. Apesar do caráter predominantemente orientativo, a fiscalização de trânsito está atenta a toda e qualquer irregularidade de trânsito, procedendo à autuação e ao recolhimento do veículo, quando for o caso.