“Vou me sentir realizado na hora em que puder assistir os 7,2 milhões de goianos sendo vacinados”, diz Caiado ao receber primeira dose da CoronaVac

 

Com 71 anos, governador recebe imunização na Área I da PUC Goiás, em Goiânia. Ele faz um apelo para que as pessoas confiem na ciência e informa que articulações para ampliar oferta de vacinas prosseguem, com reunião em Brasília prevista para quarta-feira (24/03). “Esperamos que haja um esforço conjunto de toda sociedade para levarmos aos americanos e aos chineses a necessidade que voltem os olhos também para o Brasil”

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta terça-feira (23/03), a primeira dose da CoronaVac contra Covid-19. Com 71 anos, Caiado, que faz parte do grupo prioritário, foi imunizado pela enfermeira Tulyanne Alves da Silva, coordenadora técnica do Centro Municipal de Vacinação.

“Eu vou me sentir realizado na hora em que puder assistir os 7,2 milhões de goianos sendo vacinados”, declarou, na Área I da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás).

A convocação para pessoas nessa faixa etária foi anunciada ontem pela Prefeitura de Goiânia.

Caiado também fez um apelo para que as pessoas acreditem na ciência e que confiem na vacina como medida eficaz para combater a Covid-19. “Não tem outro remédio para tratar de vírus que não seja a vacina”, ressaltou. “As pessoas que resistirem contaminarão outras, além terem complicações, podendo evoluir a óbito”, acrescentou.

O governador informou que as articulações em busca de alternativas para ampliar ainda mais a oferta de vacinas em Goiás e no Brasil prosseguem.

Segundo ele, nesta quarta-feira (24/03), será realizada uma reunião, em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e outros governadores para tratar do assunto.

“Esperamos que haja um esforço conjunto de toda sociedade para levarmos aos americanos e aos chineses a necessidade que voltem os olhos também para o Brasil”, disse Caiado, que vai representar os governadores do Centro-Oeste no encontro.

Vacinação em Goiás

A ampliação da faixa etária de vacinação foi viabilizada com a chegada de mais imunizantes. No último sábado (20/03), o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), encaminhou 129,1 mil novas doses para o Estado.

Desse total, Goiânia recebeu 43.600 vacinas. “Todas as doses que recebemos, nós enviamos de forma rápida e organizada para as 18 Regionais para que estas realizem a distribuição para os 246 municípios goianos”, explicou o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino.

Com mais esse carregamento, Goiás acumula 847.780 doses de vacinas recebidas contra Covid-19. São 715,2 mil da CoronaVac e 132,5 mil da AstraZeneca.

Segundo o secretário, graças ao início da produção do imunizante pela Fiocruz, foi possível avançar com o cronograma de vacinação no Estado. “Essa (remessa de vacinas), o ministério pediu para que nós distribuíssemos a sua integralidade e não guardássemos a metade para a segunda dose”, disse.

O titular da Saúde em Goiás também pediu aos prefeitos para que tenham sensibilidade e façam a adesão ao decreto estadual que prevê medidas mais rígidas para combater a disseminação do vírus.

“Estamos com as nossas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] absolutamente lotadas e não para de chegar paciente na porta”, alegou. Para a população, Ismael também garantiu que a “vacina é algo absolutamente seguro, eficaz. É o que vai nos tirar desta pandemia que temos enfrentado em 2020 e 2021”, afirmou.

Reforço em Goiânia

Para atender ao público prioritário da nova faixa etária em Goiânia, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que as equipes nos nove locais de vacinação foram reforçadas e o horário estendido, das 8h às 18h.

Outra alteração é que a Área I da PUC Goiás também atenderá pedestres. Para tomar a vacina, a SMS informa que o idoso precisa apresentar cópias do RG, CPF e do comprovante de residência na capital.

O secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, anunciou que a partir desta semana, o público prioritário para receber a vacinação poderá fazer o agendamento por meio de um aplicativo da prefeitura.

“É importante que as pessoas entendam a necessidade da segurança de evitar as aglomerações para não se exporem durante a vacinação”, disse.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás