PM do DF morre com suspeita de Covid: são oito óbitos em uma semana

Wesley Pereira de Andrade, 1º sargento da reserva remunerada, estava internado no Hospital Maria Auxiliadora e faleceu neste sábado (20/3)

Reprodução
Morreu, neste sábado (20/3), o 1º sargento da reserva remunerada Wesley Pereira de Andrade (foto em destaque), ex-integrante da Banda de Música da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Segundo a corporação, a família relatou que ele estava internado no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, e não resistiu às complicações da Covid-19.

Caso seja comprovada a causa do óbito pelo novo coronavírus, a corporação soma oito mortes em decorrência da doença em apenas uma semana. Na última quinta-feira (18/3), dois PMs faleceram com a doença.

Na terça (16/3), a vítima foi o subtenente Jorge Heliton do Carmo, da reserva remunerada. Três sargentos faleceram na segunda-feira (15/3) e outro morreu no domingo (14/3).

Números

De acordo com a corporação, desde o início da pandemia, 1.675 policiais militares já foram infectados pelo coronavírus no DF. O Metrópoles apurou que mais de 30 desses profissionais perderam a batalha para a doença.

Segundo a PMDF, 18 policiais que estavam na ativa morreram de Covid-19, desde março do ano passado. Contudo, a corporação disse não ter números de óbitos de policiais da reserva remunerada. “Portanto, não podemos confirmar a quantidade [total]

Em nota, a instituição informou que conversa com o GDF para inclusão dos militares no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19. Veja a íntegra:

“A PMDF já vem operando tratativas junto ao Governo do Distrito Federal, o qual se mostrou sensível aos riscos a que a corporação se submete diariamente no policiamento ordinário e, também, durante a fiscalização das medidas impostas pelo GDF para a contenção da Covid-19.

Diante disso, a PMDF aguarda uma sinalização favorável quanto à inclusão na lista de prioridades [da vacinação] em função do grande risco de contaminação ao qual seus integrantes estão submetidos.

Ressaltamos que os protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos por todos os policiais militares, bem como a distribuição de material de proteção e higienização continua sendo feita.”

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, profissionais da força de segurança fazem parte do grupo prioritário, conforme o Plano Nacional de Vacinação. Porém, “devido à baixa quantidade de doses recebida, a prioridade inicial é o público idoso”.

“A pasta vem adotando cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 justamente por entender a dificuldade na obtenção de doses de vacina neste momento, e também a prioridade estratégica em se garantir a segunda dose da imunização contra a doença, o que já começou a ser feito no DF.

Os grupos de vacinação serão ampliados conforme o recebimento de novas doses por parte do Ministério da Saúde”, disse, em nota.

Fonte: metropoles