Secretaria de Saúde do DF começa a negociar compra direta de vacinas

Osnei Okumoto afirmou que há frentes de trabalho tratando da aquisição de insumos para o segundo semestre deste ano

Igo Estrela/Metrópoles
O secretário de Saúde Osnei Okumoto afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) passou a negociar diretamente com as fabricantes a compra de vacinas contra Covid-19, com a previsão de chegada para o segundo semestre, a partir de julho.

Até então, o governador Ibaneis Rocha (MDB) mantinha o posicionamento de seguir o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Contudo, segundo Okumoto, a quantidade de doses enviadas pela União tem sido insuficiente.

“Estamos com algumas frentes procurando entrar em contato com distribuidores e com fábricas de vacinas aqui no DF e, dentre essas duas frentes, hoje tive respostas muito positivas de que haveria a possibilidade de a indústria estar disponibilizando vacinas para o DF”, salientou.

De acordo com o chefe da pasta, a estratégia é realizada de forma paralela ao envio de remessas pela União. Durante a coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (19/3), no Palácio do Buriti, Okumoto não detalhou as negociações ou mesmo as farmacêuticas procuradas.

“É importante, porque é um número expressivo que nós precisamos. O Ministério da Saúde continua fazendo aporte de vacina para o país, no entanto, em quantidade pequena. Então, buscamos alternativas para que a gente possa seguir os nossos planos de redução da taxa transmissão do coronavírus no Distrito Federal”

Segundo o titular da pasta, o atual cenário ainda dificulta a negociação pela alta procura pelas fórmulas. “A gente fica muito preocupado e procurando resolver os problemas e, para isso, a gente precisa pesquisar a disponibilidade de vacinas aqui no país e, obviamente, vendo a questão do custo que ela vai ter para o DF”.

Repasses insuficientes

Em outra investida, Okumoto adiantou que tem cobrado da área federal o envio de mais doses das vacinas, para poder ampliar a capacidade de imunização, principalmente dos grupos prioritários.

“Elaboramos um documento ao Ministério da Saúde solicitando a ampliação de vacinas a serem disponibilizadas aqui para o DF. Aguardamos a resposta do Ministério [da Saúde] para que possamos oferecer a vacina em maior quantidade para a população”, emendou.

Manifesto

Ainda na sexta, todos os deputados distritais da Câmara Legislativa do DF (CLDF) assinaram um manifesto pedindo que o Palácio do Buriti, diante da gravidade da pandemia de Covid-19 na cidade, “empregue todos os esforços possíveis na aquisição direta de vacinas, para que nossa população possa sair desta crise sanitária, econômica e de saúde pública o mais rapidamente possível”.

“Indicamos a necessidade de agilizar a vacinação e a compra de vacinas. Este é um instrumento para o governo local instigar o governo federal, que monopoliza as compras das vacinas no país e as mantém em um ritmo muito lento”, afirmou o presidente da CLDF, deputado distrital Rafael Prudente (MDB).

Colaborou: Francisco Dutra

Fonte: Metrópoles