J&F, dos irmãos Batista, estaria tentando comprar a Globo

Joesley Batista é um dos donos da JBS, controladora da J&F, e maior interessado na compra da Globo (Crédito: Flickr)

Maior rede de comunicação do Brasil, o grupo Globo, a julgar pela enxurrada de notícias do fim de semana, pode estar com os dias contados para sair do controle da família Marinho. A especulação é que o grupo poderia ser comprado pela J&F, holding cotroladora da JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A intermediação da compra seria feita pelo BTG Pactual.

Publicada em diversas colunas durante o final de semana, a notícia foi desmentida pela Globo, pela J&F e pelo BTG: “São absolutamente falsas as ilações publicadas hoje pelo jornal Correio da Manhã. Não há nem nunca houve qualquer intenção de venda do Grupo Globo por parte de seus acionistas”, disse a Globo no sábado (13); “O BTG Pactual nega que esteja intermediando a compra do Grupo Globo pela J&F”, comentou o BTG; “A J&F também nega estar negociando a compra do Grupo Globo”, desmentiu a J&F.

Segundo o jornal Brasil Econômico, para que uma negociação do tipo avance e evite sanções administrativas e multas milionárias à JBS (controlada da J&F), precisa seguir algumas regras antes de ser concluída. Como a JBS é uma empresa de capital aberto, negociada na Bolsa, o primeiro dos passos é comunicar à Comissão de Valores Mobiliárias (CVM) a intenção de compra e emitir ao mercado um “fato relevante”.

Outro ponto esbarra no fato de a Globo operar na rede aberta com uma concessão pública, fazendo com que a compra necessite de uma autorização prévia do governo federal – saber-se que o presidente Jair Bolsonaro é inimigo declarado da emissora.

Os valores não são oficiais, mas rumores dão conta de que a holding estaria interessada em pagar mais de R$ 25 bilhões pelas operações de TV, jornais, rádio e plataformas de streaming da Globo. Apesar do alto valor, a cifra não se compara ao poder da J&S, maior produtora de proteína animal, com faturamento anual superior aos R$ 200 bilhões.

O interesse dos irmãos Batista em comandar um conglomerado de notícias é antigo. Em 2014, Joesley tentou comprar o jornal O Estado de S. Paulo e os Diários Associados, mas a negociação não vingou. Na mesma época, ele tentou comprar o SBT, do apresentador Silvio Santos, novamente sem sucesso.

J&F nega interesse na Globo, diz assessoria

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Interesse dos irmãos em comandar um conglomerado de notícias é antigo; eles já tentaram comprar o Estadão, Diários Associados e o SBT (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

O grupo J&F, holding controladora da JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, negou o interesse em comprar o grupo Globo. A especulação sobre a venda da maior rede de comunicação do País surgiu no fim de semana. O BTG Pactual, segundo as notícias publicadas em algumas colunas, faria a intermediação da compra.

De acordo com a assessoria de imprensa da J&F, não existe nenhuma negociação ou interesse na compra da rede de comunicação. A Globo também negou o negócio.

“São absolutamente falsas as ilações publicadas hoje pelo jornal Correio da Manhã. Não há nem nunca houve qualquer intenção de venda do Grupo Globo por parte de seus acionistas”, esclareceu a Globo em nota.

O BTG Pactual também negou a informação de que estaria intermediando o negócio. “O BTG Pactual nega que esteja intermediando a compra do Grupo Globo pela J&F”, diz a nota do banco.

O interesse dos irmãos Batista em comandar um conglomerado de notícias é antigo. Em 2014, Joesley tentou comprar o jornal O Estado de S. Paulo e os Diários Associados, mas a negociação não vingou. Na mesma época, ele tentou comprar o SBT, do apresentador Silvio Santos, novamente sem sucesso.