Ibaneis libera funcionamento de escolas e academias no DF a partir de segunda-feira

Governador Ibaneis Rocha participa de cerimônia no Palácio do Buriti, em imagem de arquivo  — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Governador Ibaneis Rocha participa de cerimônia no Palácio do Buriti, em imagem de arquivo — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) permitiu, nesta sexta-feira (5), a realização de aulas presenciais em instituições de ensino e creches particulares no Distrito Federal, e a reabertura de academias, desde que não haja atividades coletivas.

As medidas valem a partir da próxima segunda (8) e foram publicadas no Diário Oficial do DF.

Os serviços estavam proibidos de funcionar desde domingo (28), por conta das novas restrições para combater o agravamento da pandemia de Covid-19 na capital.

As medidas continuam valendo para os demais estabelecimentos não essenciais (veja, ao final desta reportagem, o que pode ou não funcionar).

Ibaneis também permitiu que a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) interdite, por até 60 dias, estabelecimentos que provocarem aglomerações ou descumprirem de forma grave as restrições impostas pelo governo local.

A medida ainda prevê multa de R$ 20 mil.

Além disso, o decreto publicado nesta sexta autoriza a aplicação de multa individual, no valor de R$ 1 mil, a cada um dos participantes de aglomerações irregulares flagradas na capital.

Restrições

Covid-19 avança nos estados brasileiros

As escolas e academias são as primeiras atividades liberadas desde o decreto que impôs o fechamento dos serviços não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings.

A medida foi tomada após o aumento da taxa de transmissão do coronavírus e da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital.

Inicialmente, as restrições valem até 15 de março.

Na segunda-feira (1º), o governador já havia dito que pretendia flexibilizar as determinações para alguns setores antes do prazo. No entanto, afirmou que, para isso, seria necessária a diminuição da taxa de transmissão do vírus na capital e a abertura de mais leitos.

Porém, não foi esse o cenário visto nesta semana. Na quinta, Ibaneis disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que o índice de transmissão estava em 1,32. No dia 25 de fevereiro, a taxa era de 0,89 e, no dia seguinte, de 1,08. Quando o valor está acima de 1, há indicação de crescimento da pandemia.

A situação dos leitos de UTI também não avançou significativamente nesta semana. Até as 12h10 desta sexta, a ocupação na rede pública estava em 92,61%Do total de vagas, 238 tinham pacientes e 19 estavam livres.

O agravamento da pandemia no país fez com que diversos estados e o DF adotassem novas medidas restritivas.

São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, e Goiás estão entre as unidades da federação que implementaram regras.