Sem filas nos postos, idosos de 75 anos começam a ser vacinados no DF

Na UBS 2, na Asa Norte, e no Paranoá quem chega ao local é imunizado em até 15 minutos. Campanha para esse público começou nesta quinta

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O primeiro dia de vacinação para idosos de 75 anos no Distrito Federal ficou marcado pela falta de filas e agilidade no atendimento. É possível receber a primeira dose do imunizante sem aglomeração e em até 15 minutos. Não está sendo cobrado o agendamento on-line.

Pela imunização contra a Covid-19, idosos do Distrito Federal com 75 anosbuscam, desde as primeiras horas desta quinta-feira (4/3), atendimento na UBS 2, posto de vacinação localizado na 114/115 Norte. É o primeiro dia de aplicação para essa faixa etária no local.

O posto iniciou as aplicações às 9h. Idosos que estão tomando a segunda dose também podem comparecer à unidade. Diferentemente do início da imunização dos primeiros grupos, o cenário é de tranquilidade. Os locais não apresentam filas para o recebimento da proteção contra o novo coronavírus.

Veja imagens da vacinação na UBS 2:

Elizabeth Gil, 75 anos, estava ansiosa para tomar a primeira dose. Ela chegou à UBS 2, na Asa Norte, por volta das 9h40 e, em cerca de 10 minutos, conseguiu ser imunizada. “Estava esperando chegar a minha vez. Acompanhava as notícias e contava que seria a próxima. A minha filha agendou tranquilamente. Agora, marcaram a segunda dose para 1° de abril. E, desta vez, não é uma mentira”, comemorou Elizabeth.

Quem também não enfrentou fila foi Maria Goreth Souza, 75. Ao Metrópoles, ela comentou que foi atendida tão logo chegou à UBS 2. “Achei que enfrentaria fila e, para a minha surpresa, não tinha sequer uma pessoa na minha frente. A gente chega e entra para tomar. Está muito organizado. A sensação é de pura felicidade. Queremos que tudo isso acabe de uma vez”, relatou.

Paranoá

Na quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, também não há filas. Idosos que chegam para se vacinar aguardam cerca de 15 minutos e saem imunizados.

Maria da Conceição Silva Oliveira, 75, estava acompanhada da neta Mariana Oliveira Medeiros. “Nós fizemos o agendamento, mas não precisamos apresentar. Marcamos para vir ao Paranoá, porque imaginávamos que estaria tranquilo. Sinto-me realizada em receber a primeira dose. Agora, é só aguardar a segunda”, comentou Maria.

Laurenita de Farias Santos completou 75 anos no último domingo (28/2). Segunda a idosa, este foi o melhor presente de aniversário. “Chegou a minha vez. Valeu a pena esperar para sair dessa agonia. Pensei que enfrentaria fila, mas foi muito rápido. Estou muito contente”, afirmou.

Moradora do Paranoá, Antônia Ribeiro Barbosa completa 76 anos em 25 de março. Ela relatou que estava com medo de tomar a vacina e não imaginava que conseguiria ser imunizada antes do aniversário. “Pensei que eles não liberariam para a minha faixa etária até eu completar os 76. Doeu um pouco. Eu sou muita nervosa. O importante é que tivemos casos na família de coronavírus e, agora, com a vacina, ficarei mais forte”, ressaltou.

Veja imagens da vacinação no Paranoá:

Lago Sul

Na Policlínica do Lago Sul, na QI 21, a vacinação ocorre exclusivamente por drive-thru. Funcionários do local disseram que a procura maior por parte da população ocorreu no horário entre as 9h e as 11h. Por volta das 11h40, a reportagem esteve no endereço e constatou a presença de poucos veículos. A fila contava com apenas cinco carros.

Wilson Sampaio, 75, dirigiu até o posto para se imunizar. Ele falou que fez o agendamento e foi atendido com rapidez. “Muito eficiente. Não enfrentei demora alguma. Queria vacinar o quanto antes. Estou cumprindo o isolamento há um ano à risca, e vou continuar usando a máscara até termos a certeza que tudo está bem”, afirmou.

Veja fotos da vacinação no Lago Sul:

Nova etapa

A Secretaria de Saúde recebeu, na quarta-feira (3/3), nova remessa com 26,2 mil doses da vacina Coronavac contra Covid-19. Dessa forma, a pasta decidiu ampliar a campanha. Atualmente, a vacinação estava restrita aos idosos com 76 anos ou mais.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de que 9.364 moradores do DF com essa idade sejam contemplados nesta nova etapa de imunização.

A vacinação nos pontos drives-thru ocorrem exclusivamente por agendamento. Nas UBS, é possível receber a vacina sem marcar hora. Apesar disso, o GDF recomenda que a população agende um horário para atendimento nessas unidades para evitar filas e aglomerações.

Fonte: Metropoles