Opinião: Ibaneis Rocha acertou ou errou em decretar lockdown do DF?

Em 12 de março de 2020 o governador do Distrito Federal editou o Decreto nº 40.509, de que reunia as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no DF.

Fazendo o monitoramento do avanço da doença e do número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), destinados a infectados graves pelo novo coronavírus, os Decretos do GDF foram fundamentais para evitar um colapso na rede pública de saúde como ocorreu em outros estado do Brasil.

Por outro lado, as medidas do governador Ibaneis Rocha sempre apresentaram melhoras nas taxas de ocupação nas unidades de saúde do DF, possibilitando o desafogamento da rede e consequentemente salvando mais vidas.

Início

Quando inicia-se os primeiros casos de covid-19 em 2020, Ibaneis Rocha corajosamente manda fechar os comércios, escolas e etc, destacando-se dos demais estados do Brasil, mostrando excelência e uma administração acima da média. No momento algumas pessoas ficaram sem entender.

Nos tempos de coronavírus, ações acertadas mesmo que impopulares, trazem bons resultados e compreensão futura.

Nem toda ação do governo tem 100% de aprovação popular, porém pela necessidade imposta pela pandemia, medidas são necessárias e devem ser tomadas sem pensar em política nem em eleição. O momento é de cuidar de vidas e de dar oportunidade de tratamento para toda a população do Distrito Federal.

As decisões do governador Ibaneis Rocha tem o alinhamento com os anseios população e se destaca com uma gestão sem politicagem e com grande preocupação e interesse no bem estar dos brasilienses.

Decretos

Os Decretos do GDF são no intuito de evitar o colapso total no sistema de saúde do Distrito Federal, e isso, Ibaneis Rocha tem feito com êxito.

Na reabertura gradual das atividades econômicas alguns também não entenderam, porém a grande massa acredita que o governado Ibaneis Rocha está corretíssimo! e suas ações são extremamente coerentes.

Se o governador não decreta a reabertura naquele momento, a população sofreria revés com desabastecimento e fome, principalmente a população mais carente.

Sem dúvidas, o governador Ibaneis Rocha levou o Distrito Federal a ser modelo para outros estados da federação.

Essa semana, Ibaneis Rocha planeja liberação de 200 novos leitos de UTI, o governador reforçou que, no momento, a prioridade é a vida da população.

No ultimo domingo (28/02) o Distrito Federal estava no limite com 97% dos leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) ocupados nos hospitais públicos.

Todos focados na vacina

A vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal no dia 19 de janeiro.

Desde então, quase 200 Mil doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas pela Secretaria de Saúde em pessoas do grupo prioritário com a primeira dose, desses, 49.251 já receberam a segunda dose.

5% das doses das vacinas fazem parte da reserva técnica para suprir possíveis perdas que possam acontecer ao longo da campanha.

Mesmo assim o DF registra maior taxa de transmissão em 2021!

Últimos boletins epidemiológicos apontam que índice pulou de 0,89, na quinta (25), para 1,08, na sexta (26). Número se mantém e emite sinal de alerta.

O governador Ibaneis Rocha segue monitorando o cenário da covid-19 em todo Distrito Federal e garantiu em reunião com secretariado e representantes do setor produtivo que com a diminuição da taxa de transmissibilidade da doença será possível flexibilizar a abertura de atividades, como escolas e academias.

Até a vacinação em massa, é preciso que as pessoas façam o distanciamento social, continuem usando álcool em gel e máscara.

INFORMA TUDO DF