Ibaneis decreta lockdown no DF das 20h às 5h, a partir de segunda-feira

Ocupação de 92% dos leitos de UTI ligou o sinal de alerta e Ibaneis não hesitou

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu decretar lockdown em todo o Distrito Federal, a começar segunda-feira (1º), a partir das 20h e até as 5h da manhã. Somente será permitido o funcionamento dos serviços essenciais.

“Vamos fechar tudo, exceto serviços essenciais”, confirmou o governador agora há pouco ao Diário do Poder, ressalvando que medidas mais drásticas poderão ser adotadas caso o lockdown não surta os efeitos necessários. “Vamos começar da maneira menos grave”, disse.

No período das 5h às 20h tudo permanece como está. “Vou decidir depois de verificar as condições de segurança”, disse ele. “Quero a segurança da população”, reafirmou.

Os funcionários do governo do DF que não sejam essenciais serão recolocados no trabalho à distância, o home office, segundo ele.

Ibaneis Rocha adotou essa decisão após ser informado sobre a ocupação recorde de 92% das UTIs reservadas a doentes de Covid-19, no DF. O decreto será publicado no Diário Oficial.

“Foi uma decisão muito difícil”, admite o governador, conhecido exatamente por tomar decisões sem hesitações, “porque repercute na vida de muitas pessoas”. Mas era necessário.