Detran-DF intensifica atividades de educação e fiscalização de trânsito com foco na Lei Seca

Entre sexta-feira (12) e quarta-feira (17) estão previstas 30 ações do tipo blitz e patrulhamento com abordagens em todas as regiões administrativas do DF

 

Por Zélia Ferreira

 

(Brasília – 12/2/2021) – A partir desta sexta-feira (12), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai intensificar as atividades de educação e de fiscalização de trânsito com foco na Lei Seca. O objetivo é sensibilizar condutores dos riscos da condução de veículos sob efeito de álcool a fim de reduzir riscos de acidentes nas vias do DF.

 

“Mesmo com a proibição de festejos carnavalescos e blocos de Carnaval, em todo o Distrito Federal, vamos atuar de forma preventiva e repressiva a fim de garantir a segurança nas vias do DF, evitando acidentes e preservando vidas”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

Fiscalização

Para quem insistir em dirigir após o consumo de bebida alcoólica ou uso de outras substâncias psicoativas, resta a fiscalização de trânsito. A ação repressiva contará com 30 operações de fiscalização em todas as regiões administrativas: 15 grandes blitzes e outras 15 no formato de patrulhamento com abordagens, começando no final da tarde desta sexta-feira (12) até a madrugada da quarta-feira de cinzas (17).

 

“Todos os dias teremos, pelo menos, três grandes blitzes e outros três pontos de patrulhamentos com abordagem, com operações também na madrugada e pela manhã, por volta das 6h, exatamente para flagrar aqueles condutores que viram a noite bebendo e depois pegam o carro para dirigir, por achar que estarão livres da fiscalização”, destaca o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Glauber Peixoto.

 

O Detran vai empregar uma média diária de 50 agentes por dia, em viaturas de duas e de quatro rodas, guinchos, empilhadeiras, além do uso de drones e do apoio da aeronave. A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito está em contato direto com a Polícia Militar não só para o apoio às ações, mas também para que, em conjunto, possam atingir a maior quantidade de áreas simultaneamente.

 

Além disso, o Detran-DF vai apoiar a Força-Tarefa, juntamente com outros órgãos do GDF, para coibir eventos que possam gerar aglomerações e desrespeitar as medidas de enfrentamento à pandemia.

 

Educação

As equipes de educação de trânsito fizeram uma blitz educativa, nesta sexta-feira (12), próximo à Funarte, abordando condutores e entregando material informativo sobre os riscos de beber e dirigir. Ainda estão previstas mais abordagens com o foco educativo durante o feriado prolongado.

 

Além disso, foi realizada uma live sobre a influência do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas na direção de veículos, com as professoras Gizilene Ribeiro de Almeida e Magda de Melo Brandão. A palestra foi transmitida pelo canal do Detran no youtube (https://www.youtube.com/c/DetranDFoficial).