Melhorias no asfalto do Núcleo Bandeirante

Equipes usam mais de 40 toneladas de massa asfáltica no recapeamento de duas grandes avenidas da cidade

GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON
Foto: Divulgação/GDF Presente
Além da Avenida Metropolitana, a operação tapa-buracos foi feita na Avenida Contorno, uma das principais vias da região | Foto: Divulgação/GDF Presente

O GDF Presente e as administrações regionais trabalham em conjunto para atender demandas da comunidade e melhorar o dia a dia nas cidades. No Núcleo Bandeirante, as equipes do Polo Central Adjacente 2 fizeram o recapeamento da ponte da Avenida Metropolitana, o principal acesso para as cerca de cinco mil pessoas que moram no local.

Mais de 40 toneladas de massa asfáltica foram usadas para tapar os buracos das ruas. Além da Avenida Metropolitana, operações tapa-buracos foram feitas na Avenida Contorno, uma das principais vias da região. “As duas vias estavam bastante esburacadas. Normalmente, usamos, por dia, um caminhão de massa asfáltica, com capacidade para 2,5 toneladas. E, na semana em que o GDF Presente estava aqui, esse número aumentou mais de 15 vezes”, conta o diretor de Obras da administração regional, Pedro Morais.

Morador nos blocos 545/565 na Avenida Contorno, o aposentado Cometa Cláudio diz que sua rua necessitava de melhorias havia um tempo. “Era só chover que formava poças de água para tudo quanto era lado. Fico muito satisfeito com o empenho do GDF em resolver as nossas solicitações”, elogia.

O coordenador do Polo Central Adjacente 2, Rodrigo Caverna, explica que as melhorias feitas no asfalto da ponte do início da Avenida Metropolitana são mais resistentes que os tapa-buracos que o programa constantemente faz nas cidades do DF. “Foi praticamente um recapeamento. Arrancamos o asfalto velho e colocamos uma nova camada de massa asfáltica para tirar os frisos por onde a água infiltra no asfalto e causa o buraco”, detalha.

Recapeamento

O recapeamento da entrada da Metropolitana era uma demanda antiga dos moradores. O administrador do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho, explica que, em 2019, com as chuvas, o córrego Riacho Fundo, que corta a cidade, transbordou e foi preciso construir uma barreira de pedras para conter a água nas margens do córrego. “Os tratores que executaram esse serviço causaram esses buracos e os moradores vinham pedindo essas melhorias”, diz. “Agora todo mundo está satisfeito.”

Em uma semana de trabalhos no Núcleo Bandeirante, o GDF Presente também fez a limpeza e higienização de dois pontos de encontro comunitário e de todas as paradas de ônibus da 2ª, 3ª e da Avenida Central, que ficaram sujas depois das chuvas dos últimos dias. As equipes também fizeram a poda das árvores nas ruas e avenidas e o recolhimento de 48 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da cidade com apoio da Secretaria DF Legal.

Foto: Divulgação/GDF Presente
Na Candangolândia, foi feita uma grande operação tapa-buracos na QR 1-A, que estava intransitável, facilitando a circulação de veículos | Foto: Divulgação/GDF Presente

Candangolândia

Outra cidade formada antes da inauguração de Brasília recebe os serviços do programa nesta semana. As equipes do Polo Central Adjacente fizeram a limpeza geral da Praça das Frutas, na QR 1-A. As ações incluem lavagem de paradas de ônibus e de aparelhos de ginástica; recolhimento de entulho; roçagem da grama; e manutenção do parque infantil, que inclui a soldagem de partes dos brinquedos que estavam soltos.

Também na Candangolândia, o GDF Presente fez uma grande operação tapa-buracos na QR 1-A, que estava intransitável, facilitando a circulação de veículos na rua. “Foi feito o recapeamento de toda a rua do conjunto M. O asfalto estava muito deteriorado, os moradores contaram que a rua estava um caos”, conta o coordenador Rodrigo Caverna.