Detran-DF realiza ação educativa na madrugada

O foco é orientar os ciclistas que estão se deslocando para o trabalho. Os participantes recebem um kit contendo material educativo

Desde as 5h da manhã desta sexta-feira (12), educadores de trânsito do Detran-DF estão com o Projeto Bike em Dia, na Cidade Estrutural, próximo à Praça da Bíblia, na entrada da cidade.

A ação educativa vai até as 8h e em duas horas, cerca de 100 pessoas já foram abordadas pela equipe de Educação de Trânsito do Detran.

De acordo com o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas, Miguel Videl, objetivo do projeto neste horário é abordar principalmente aqueles ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção até o trabalho, e orientá-los quanto às atitudes seguras no trânsito.

Os participantes estão recebendo dicas de segurança e materiais educativos, dentre eles, adesivos e mochila refletiva para facilitar a visualização dos ciclistas por parte dos condutores.

Os motoristas de ônibus que circulam na região também estão sendo abordados e orientados quanto à máxima do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “o maior protege o menor”.

Art. 29, XIII, § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.