Defesa de Lula envia mensagens ao STF com laudo feito por “perícia independente”


Por Estadão Conteúdo
O objetivo da defesa de Lula é usar as conversas da Lava Jato para reforçar as acusações de que Moro agiu com parcialidade.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (8), o laudo preliminar de uma nova perícia feita nas mensagens vazadas na Operação Spoofing contra o grupo de hackers que invadiu celulares e copiou conversas de autoridades.
Parte do material foi compartilhado com os advogados do petista e as análises têm sido feitas em etapas por um perito independente contratado pela defesa. O envio acontece na véspera do julgamento, na Segunda Turma do tribunal, para decidir sobre a manutenção ou derrubada do parecer do ministro Ricardo Lewandowski, que autorizou Lula a acessar o material.
No documento que acompanha a perícia, a defesa do ex-presidente observa que as mensagens encaminhadas nesta segunda foram selecionadas em razão de sua ‘relevância’.
“Esse novo conjunto de mensagens encontradas reforça que o então juiz Sergio Moro orientava e era consultado rotineiramente para a prática dos atos de persecução, notadamente em relação ao Reclamante [Lula]” diz um trecho do ofício.
O objetivo da defesa de Lula é justamente usar as conversas para reforçar as acusações de que Moro agiu com parcialidade e encarou o ex-presidente como ‘inimigo’ ao condená-lo a nove anos e meio de prisão no caso do triplex do Guarujá.
Na outra ponta, ex-juiz e procuradores insistem que não o material não foi periciado oficialmente e que a prova não tem validade jurídica por ter sido obtida por via criminosa.