Ronaldo Caiado afirma que 100% da população poderá ser vacinada em cinco meses

Governador Ronaldo Caiado (DEM-GO)www.informatudodf.com.br
Governador Ronaldo Caiado (DEM-GO)www.informatudodf.com.br

Ronaldo Caiado afirma que 100% da população poderá ser vacinada em cinco meses

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (3/2), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que em cinco meses é possível que toda a população brasileira possa estar vacinada contra a Covid-19.

Mas isso depende da matéria-prima para a fabricação do imunizante: o ingrediente farmacêutico ativo (IFA). O IFA é a substância que faz uma vacina proteger as pessoas. Com a importação da tecnologia, o Brasil conseguirá fabricar o IFA e as vacinas em solo brasileiro, dispensando importações e agilizando o processo.

“Nós, brasileiros, só dependemos da matéria-prima, que, ao ser liberada, vai aumentar a capacidade de produção que nós temos no Brasil, extrapolando um milhão e meio de doses por dia. Ou seja, no Brasil teremos condições de produzir 45 milhões de doses da Coronavac e da AstraZeneca por mês.

Dentro dessa proporção, os 200 milhões de brasileiros seriam vacinados em cinco meses”, projetou. Caiado completou dizendo que ao vacinar um milhão de goianos, o Estado consegue alcançar o chamado “imunização de rebanho”.

“Isso vai permitir uma diminuição da progressão da doença. Estamos vivendo um momento de muita preocupação porque uma nova variante que entrou em Manaus e no Pará, vai inevitavelmente entrar em Goiás.

Nossa preocupação é quanto o grau de transmissibilidade”. O governador ainda citou a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19. que chegou a atingir 90% na semana passada. Nesta quarta, a taxa estava em 88%.

Fonte: Sagres Online