VÍDEO: onça-parda é flagrada em condomínio residencial de Sobradinho, no DF

Onça-parda é vista em Sobradinho, no DF

Câmaras de vigilância de um condomínio residencial flagraram animal. Bicho foi visto nos últimos dias.

Câmeras de vigilância de um condomínio em Sobradinho, no Distrito Federal, flagraram um visitante inusitado. Por volta das 6h de sábado (30), uma onça-parda apareceu circulando nas ruas do complexo residencial (veja acima).

O condomínio está localizado às margens da DF-001, próximo ao Parque Nacional de Brasília – unidade de conservação ambiental. De acordo com os moradores, o animal tem aparecido por lá nos últimos dias. A espécie, também conhecida como suçuarana, é o segundo maior felino do país, atrás apenas da onça-pintada.

Além disso, os moradores contaram que a onça tem filhotes, apesar deles não terem sido filmados pelas câmeras. No vídeo, ela aparece cruzando a rua e, depois, some em uma área de vegetação.

O que fazer?

Em casos de encontro com animais silvestres, a Polícia Militar Ambiental deve ser acionada. Além disso, as forças de segurança da capital também têm canais de denúncia para situações de maus-tratos.

O tenente coronel da PM Ambiental, Walderci Ramalho, explica que, caso um animal silvestre entre em algum terreno residencial, os militares vão ao local para fazer a “contenção e a retirada segura dele”. O policial disse ainda que tem sido comum o aparecimento de onças-pardas em áreas urbanas e destaca que o abate delas é crime.

Veja os canais:

  • Batalhão Ambiental: (61) 3190-5190, pelo WhatsApp (61) 99351-5736, ou pelo central 190.
  • Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema): número 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail [email protected].
Onça-parda é vista em condomínio de Sobradinho, no DF — Foto: Reprodução

Onça-parda é vista em condomínio de Sobradinho, no DF — Foto: Reprodução

Onça-parda

A onça adulta pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg. A espécie tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro e vive solitária, menos na época de acasalamento.

Onça parda vista em área de preservação ambiental, em imagem de arquivo — Foto: Brasília É o Bicho/Divulgação

Onça parda vista em área de preservação ambiental, em imagem de arquivo — Foto: Brasília É o Bicho/Divulgação

Esses felinos possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo. Embora seja uma espécie terrestre, a onça-parda possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil.

Pesquisas comprovaram que a espécie é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos, e consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.

Fonte: G1