GDF: Ibaneis sobre imunização em idosos: “Temos vacinas para todos”

O governador do DF afirmou, nesta segunda-feira, que vai ampliar postos de drive-thru para vacinação: “Aumentamos para 10 e teremos mais”

 

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Depois de um primeiro dia com filas e aglomerações para imunizar idosos contra a Covid-19, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou à Grande Angular que “não vai faltar vacina no DF” para esse público.

Nesta segunda-feira (1º/2), Ibaneis anunciou a ampliação dos postos de drive-thru para vacinar idosos com mais de 80 anos. A princípio, seriam quatro postos de vacinação no modelo drive-thru, o número aumentou para 10, mas o governador deu melhores perspectivas: “Vamos aumentar para mais”.

“É natural que tantas pessoas ‘presas’ há tanto tempo queiram sua alforria. Não é à toa que o sistema é único de saúde, igual para ricos e pobres. Temos vacina para todos. Precisamos de calma para vacinar. Estamos trabalhando no reforço da imunização”, disse o governador à coluna.

A perspectiva é de que o segundo dia de vacinação para idosos com 80 anos ou mais seja diferente do primeiro, quando foram registradas filas, aglomeração e falta de informação.

Mapeamento

A partir de terça-feira (2/2), o público-alvo desta etapa de vacinação contará com 40 postos de imunização, das 8h às 17h, além dos pontos de drive-thru.

Os locais com maior público de idosos foram mapeados e distribuídos de forma estratégica para garantir a segurança na vacinação contra a doença.

Para se imunizar, o idoso deve levar um documento oficial com foto, preferencialmente com a inscrição do CPF, não sendo necessário agendamento, cadastro ou inscrição. É importante ter o cartão do SUS e o de vacina.