Ibaneis rocha entrega Hospital de Campanha de Ceilândia

Inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia ocorreu nesta quinta-feira (21) 

Localizado ao lado da Unidade Pronto Atendimento de Ceilândia – região do DF com o maior número de mortes durante a pandemia (784) – o hospital conta com 60 leitos, sendo 20 unidades de terapia intensiva (UTI) e 40 enfermarias. Vinte pacientes já são atendidos no local.

O Hospital de Campanha de Ceilândia foi entregue à população na manhã desta quinta-feira (21), na ocasião o governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre algumas dificuldades nesse período de pandemia:

“Tivemos um período de dificuldades para aquisição de materiais. Toda a imprensa noticiou a dificuldade em virtude da covid, os aumentos que nós tivemos de ferro, a escassez de cimento e etc. tudo isso ocorreu no final do ano passado, inclusive no que diz respeito à mão-de-obra, e a empresa nos colocou essas dificuldades”, explicou o governador.

Ibaneis se comprometeu em tornar definitivo o Hospital de Campanha após a pandemia da covid-19. O governador também afirmou que não existe desabastecimento nas UPAs do Distrito Federal e garantiu que vai entregar ainda mais 7 UPAs e 35 UBSs.”

O chefe do Executivo também frisou que muitos equipamentos do hospital são oriundos do Hospital de Campanha do Mané Garrincha, já desativado. Prometeu, ainda, usar os materiais em outras unidades de saúde da capital. “Nós temos responsabilidade com o trabalho que nós fazemos.”

Obra do Hospital de Campanha de Ceilândia começou em julho de 2020. Foto: Divulgação

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, agradeceu aos diversos envolvidos na construção e inauguração do hospital. Osnei comemorou o fato de, na última sexta-feira (15), o índice de transmissão da covid-19 no DF ter caído para 0,84%, mas pediu que a população mantenha os cuidados, sobretudo com os idosos. Salienta-se que as pessoas com mais de 75 anos seriam vacinadas nesta semana, mas as poucas doses da Coronavac que chegaram à capital fizeram a Secretaria de Saúde realocar este grupo de pessoas para a segunda etapa da vacinação. Informações do Jornal de Brasília e do G1

Vacinação no DF

A campanha de vacinação contra Covid-19 começou na última terça-feira (19) no DF. Segundo a Secretaria de Saúde, 7 mil pessoas foram imunizadas nos dois primeiros dias de vacinação.

Nesta primeira fase, estão sendo vacinados:

  • profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19
  • idosos que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores
  • indígenas e deficientes físicos que estão em instituições de acolhimento

Sobre o hospital

Com 60 leitos, sendo 40 de de enfermaria e 20 de unidade de terapia intensiva (UTI), o Hospital de Campanha de Ceilândia foi, enfim, entregue à população. Já há pacientes internados na unidade.

A equipe do hospital de campanha será composta por 20 médicos, 41 enfermeiros e 160 técnicos de enfermagem, além de profissionais de nutrição, fonoaudiologia e bioquímica, dentre outros.