Começa fiscalização na faixa exclusiva do Eixo Monumental

Apenas ônibus, táxis e vans escolares podem trafegar no corredor da direita. O desrespeito à sinalização é infração gravíssima e gera multa

Neste sábado (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) dará início à fiscalização do trânsito na faixa exclusiva para ônibus das vias N1 e S1, do Eixo Monumental.

Publicada no Diário Oficial do DF em 2/12/2020, a Instrução nº 916 especifica que, na pista da direita, só podem trafegar ônibus do sistema de transporte público, táxis e vans escolares. Os demais veículos deverão circular pelas faixas à esquerda. O corredor será exclusivo e vai funcionar 24 horas, em todos os dias da semana.

A conversão à direita será permitida para os acessos ao longo da via, apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração, onde há a sinalização tracejada.

A fiscalização será feita por equipamentos eletrônicos e agentes de trânsito. Os motoristas de veículos não autorizados que trafegam na faixa exclusiva cometem infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47e sete pontos na carteira. Por sua vez, os motoristas de ônibus que usarem as outras pistas estão sujeitos à multa de R$ 130,16 e recebem quatro pontos na carteira.

Campanha educativa

A partir da próxima semana e durante aproximadamente 15 dias, o Detran empreenderá campanhas educativas de orientação aos motoristas, com abordagens nos semáforos e distribuição de material informativo. Além disso, serão instalados, em pontos estratégicos, painéis luminosos móveis com avisos sobre o funcionamento da nova faixa.

Maior fluidez

O projeto da faixa exclusiva no Eixo Monumental foi elaborado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e tem o objetivo de proporcionar maior agilidade ao transporte público coletivo.

De acordo com estudos da secretaria, no trecho entre o TJDFT, na Via S1, e o Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de duas mil viagens diárias, transportando, em média, cerca de 160 mil passageiros por dia.

O diretor-geral adjunto do Detran, Gustavo Amaral, lembra que a criação das faixas tem como objetivo desafogar o trânsito nas principais vias do DF, especialmente nos horários de pico. Nas vias urbanas sob a circunscrição do Detran já existiam três corredores exclusivos para ônibus: Setor Policial Sul, W3 Sul e W3 Norte.

Balanço de infrações

Levantamento feito pelo Detran registrou, em 2020, 20.321 autuações por transitar em faixa exclusiva para transporte público nas vias administradas pelo departamento, onde a fiscalização já estava ativa (W3 Norte e Sul e Setor Policial Sul). Em 2019, foram 23.311 autuações por não respeitar a pista dos ônibus.

As informações são da Agência Brasília