Primeira-dama Michelle Bolsonaro e ministra Damares Alves visitam siamesas em unidade da OVG

Visita ocorreu neste sábado (12/12), na Casa do Interior de Goiás, onde as gêmeas estão hospedadas pela terceira vez, e foi acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado e o médico Zacharias Calil

Médico Zacharias Calil explica a Michelle Bolsonaro, Damares Alves e o governador Ronaldo Caiado como funciona a fase de preparação para a cirurgia de separação de siameses/Fotos: Cristina Cabral

As gêmeas siamesas Laura e Laís receberam uma visita especial neste sábado (12/12), na Casa do Interior de Goiás (Cigo), que é mantida pelo Governo do Estado e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Acompanhadas da mãe, Liliane Silva dos Santos, e da tia, Lina dos Santos, as pequenas receberam a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o governador Ronaldo Caiado.

As meninas, que têm um ano e quatro meses, vieram da Bahia pela terceira vez para a realização de novos exames e possível cirurgia de separação, que será comandada pelo médico Zacharias Calil.

Michelle Bolsonaro conversou com a mãe e até brincou com as gêmeas por alguns minutos. Ela afirma que ficou encantada com o acolhimento que a unidade oferece. “A OVG está de parabéns por proporcionar a essas famílias esse atendimento porque se a gente for se colocar no lugar dessas mães, a ansiedade que elas estão, essa acolhida é muito importante.

Tudo isso mostra a força do voluntariado, nada disso seria possível se não fosse essa corrente do bem. É um modelo de atendimento que deve ser referência para o Brasil”, frisou a primeira-dama.

O governador Ronaldo Caiado representou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, e visitou algumas alas da Cigo. “O trabalho que fazemos aqui proporciona dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social em um momento de fragilidade.

É uma honra poder receber hoje a nossa querida primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, e poder mostrar a elas esse acolhimento que oferecemos às pessoas”, afirmou o governador.

Laura e Laís estão cercadas de cuidados na Cigo. O Serviço de Enfermagem da unidade acompanha diariamente a temperatura, pulso, respiração e pressão arterial das gêmeas e, no pós-operatório, ajudará nos cuidados para que a recuperação das meninas seja mais rápida e tranquila, seguindo orientações da equipe do Materno Infantil. Os profissionais das áreas de psicologia e a assistência social da OVG estão dando todo o suporte para que elas tenham uma melhor qualidade de vida.

A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Abdala, que também acompanhou a visita, reforça que a unidade oferece todo o suporte necessário a pacientes do interior que não têm onde ficar na capital durante o tratamento de saúde. “A Casa do Interior exerce sua missão, sempre amparada pela OVG e pelo Governo de Goiás. É um local onde acolhemos essas pessoas sem nenhum custo, além de disponibilizarmos profissionais capacitados para atendê-las no dia a dia. Todo esse cuidado e carinho fazem a diferença na recuperação dessas pessoas”, destaca Jeane.