Raio-x do Entorno: Caiado e Ibaneis são os grandes vitoriosos

Quem pensa que o Entorno não vai influenciar nas eleições de 2022 pode ficar a ver navios

O resultado das eleições das principais cidades goianas do Entorno do Distrito Federal, que influenciam diretamente na capital do Brasil, mostrou a força do Governador Ronaldo Caiado (DEM) e do governador do DF Ibaneis Rocha (MDB).

O Marconismo foi pulverizado da região. Nas eleições de 2016, o PSDB e os partidos aliados fizeram a maioria das prefeituras da região do Entorno, já em 2020, o PSDB não levou nenhuma prefeitura e seus aliados ficaram a ver navios.

A maioria dos candidatos apoiados por Caiado, que esteve pessoalmente nos municípios, ganhou, em alguns municípios com ampla vantagem. Ibaneis também foi pé quente, vários candidatos apoiados por ele foram eleitos.

Veja como ficou o novo mapa do Entorno. O mapa mostra que o Centrão monopolizou as eleições nas cidades goianas do Entorno.

O DEM levou 6 prefeituras: Santo Antônio do Descoberto com Aleandro Caldato, Cristalina com Daniel do Sindicato, Alto Paraíso com Marcus Rinco, Luziânia com Diego Sorgatto, Vila Boa com Rubens e Padre Bernardo com Joleleide Lázaro.

O PP levou 4 prefeituras: Cidade Ocidental com Fabio Corrêa, Alexânia com Allysson, Abadiânia com Zé Diniz e Pirenópolis com Nivaldo Melo.

O PODEMOS levou 3 prefeituras: Águas Lindas com Dr. Lucas da Santa Mônica, Formosa com Gustavo Marques e Catalão com Adib Elias.

O MDB levou 2 prefeituras: Valparaíso com Pabio Mossoró e Barro Alto com Professor Álvaro.

O PL levou 2 prefeituras: Novo Gama com Carlinhos do Mangão e Corumbá de Goiás com Chico Vaca.

O PSL levou 1 prefeitura: Planaltina de Goiás com Delegado Cristiomário.

O Solidariedade levou 1 prefeitura: Água Fria de Goiás com Dr. Eduardo.

E o PDT levou 1 prefeitura: Cabeceiras com Tuta.

No DF, Alberto Fraga poderia ter saído como o grande vitorioso, já que o DEM elegeu 6 prefeitos, porém Fraga tem se envolvido pouco nas eleições do Entorno.

Reguffe, poderia ter saído grande com as 3 vitorias do PODEMOS, mas também não tem se envolvido nas eleições da região.

O senador Izalci, assim como os tucanos goianos, foi o grande derrotado, já que o PSDB não elegeu ninguém. Izalci, diferente de Fraga e Reguffe se envolveu em algumas candidaturas, mas os aliados não tiveram êxito.

Já Flávia Arruda esteve pessoalmente envolvida com a campanha de Carlinhos do Mangão e seu partido, o PL, conquistou duas prefeituras na região.

Fonte: Conectado ao Poder / Por  Sandro Gianelli