Hospital de Base realizou 4.270 cirurgias de janeiro a maio deste ano

Média é de 854 procedimentos cirúrgicos por mês

AGÊNCIA BRASÍLIA *

Com o montante de 4.270 cirurgias realizadas de 1º de janeiro a 31 de maio de 2019, o Hospital de Base (HB) tem demonstrado  capacidade e eficiência para atender à população do Distrito Federal. A estatística, divulgada nesta segunda-feira (3), faz parte do balanço do Governo do Distrito Federal (GDF).

Em janeiro, foram 843 cirurgias (481 eletivas e 362 de emergência), em fevereiro foram 859 (532 eletivas e 327 de emergência), em março o número foi de 847 (498 eletivas e 349 de emergência), em abril, 904 (578 eletivas e 326 de emergência), e em maio, 817 (491 eletivas e 326 de emergência).

A atuação estratégica do HB é fundamental para beneficiar os pacientes que precisam passar pelas intervenções cirúrgicas. É  o caso do estudante de engenharia civil André Nascimento Araújo, 24 anos, que teve uma fratura na tíbia da perna e fez a cirurgia no mesmo dia.  “Eu me surpreendi quando o médico disse que faria a cirurgia imediatamente. Estava com muita dor e cheguei pela Emergência, fui para a sala de cirurgia e já fui operado”, disse, elogiando o atendimento prestado pela equipe multiprofissional composta por médicos, nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais do HB.

O aposentado Alcides Lopes Gouveia, 79 anos, também foi beneficiado com a celeridade na realização de cirurgias. Ele sofreu uma queda e teve uma fratura na bacia e fêmur. “Ele operou e está ótimo”, comenta a esposa de Alcides, Lidia Lopes Gouvea, 71 anos. “A vontade era até de ficar mais tempo aqui. Esse hospital não é aquele de antigamente, é outro, com atendimento excelente e nota mil. É um hotel cinco estrelas.” Lidia também destacou a a limpeza e a alimentação oferecida do hospital .

* Com informações da Secretaria de Saúde