Expedido mandado de prisão contra o ex-presidente Michel Temer

Juíza expede mandado de prisão contra o ex-presidente Michel Temer e Coronel Lima

Pedido para que fiquem presos en SP é analisado pela 1ª Turma Especializada do TRF-2. Desembargadores decidiram que prisões são necessárias para garantia da ordem pública.

Por G1 Rio e TV Globo

09/05/2019 13h04  Atualizado há 5 horas


Ex-presidente Temer pode ser preso a qualquer momento

juíza Caroline Figueiredo expediu mandado de prisão contra o ex-presidente Michel Temer (MDB), no início da tarde desta quinta-feira (9).

A decisão inclui o suposto operador do esquema de corrupção que desviou R$ 1,091 milhão em obras da usina de Angra 3: seu amigo João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima.

A magistrada, substituta na 7ª Vara Federal Criminal do Rio nas férias do juiz Marcelo Bretas, autorizou Temer e Lima a se apresentarem na sede da PF de São Paulo até as 17h.

A defesa de Temer já recorreu ao Superior Tribunal de Justiça. No pedido, a defesa alega que Temer nunca integrou organização criminosa e nem representa ameaça à ordem pública e nem às investigações.

Temer durante entrevista na porta de casa nesta quarta (8) — Foto: Reprodução/TV Globo
Temer durante entrevista na porta de casa nesta quarta (8) — Foto: Reprodução/TV Globo

Local incerto

A juíza, no entanto, transferiu para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) – que cassou o habeas corpus dos dois nesta quarta (8) – a decisão de mantê-los ou não na capital paulista, como solicitado pelas defesas.

No pedido para que Temer não saia de São Paulo, seus advogados argumentam, por exemplo, que o ex-presidente mora com a família na capital paulista.