Na Europa, vice-governador do DF busca investidores e divulga projetos de PPP

Publicado em 02/05/2019 – 17:35CB.Poder

Atrair empresas não poluentes, especialmente da área de tecnologia da informação, estreitar laços com agências financiadoras de projetos e divulgar as propostas de PPP de Brasília. Essas foram algumas das missões do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, durante passagem pela Europa. A viagem oficial inclui passagens pela Alemanha, pela Suécia e por Portugal. Outro enfoque da missão foi a busca de investimentos para iniciativas que ajudem a transformar Brasília em uma cidade inteligente. A viagem de 12 dias começou no último dia 24 e será finalizada com uma visita a Lisboa.

Na Alemanha, Paco teve reuniões com representantes de duas importantes corporações alemãs: a Siemens e a Deutsche Bahn, empresa do ramo de transporte. Segundo o vice-governador, as empresas demonstraram interesse em consolidar investimentos em Brasília. Em Berlim, o vice-governador se reuniu com o embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e com funcionários da área econômica.

Paco relatou a meta do GDF de ampliar a atividade econômica e reduzir a dependência do setor público. “Queremos mostrar o potencial do Distrito Federal, que era praticamente desconhecido no exterior. Nossa meta é que empresas dinâmicas, nas áreas da TI e outras não-poluentes, venham para nosso território para gerar empregos e prosperidade”, disse Paco Britto. “Vamos estreitar laços com agências de países europeus que financiam projetos”, acrescentou.
Na Suécia, Paco Britto se reuniu com o embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antonio Tabajara. O vice-governador se comprometeu a estimular a participação de empresários brasilienses na semana da inovação e cooperação Brasil-Suecia, que a Embaixada organizará em outubro.

Ainda em Estocolmo, o representante do Buriti se reuniu com Staffan Imgvarrsson, presidente da Stockholm Business Region, a agência de promoção do desenvolvimento empresarial da capital sueca. Imgvarrsson apresentou os planos de transformar Estocolmo na mais inteligente cidade do mundo até 2040. Paco Britto apresentou ao presidente da agência um documento com a apresentação dos principais projetos do GDF na área de PPPs. O vice-governador propôs uma visita do executivo a Brasília ainda em 2019.

Outra novidade importante foi um acordo firmado entre a empresa sueca Tannak International e a brasiliense Levertech. As duas firmas acertaram um memorando de entendimentos para instalação no Distrito Federal de um núcleo de internet das coisas (IOT), envolvendo outras empresas e instituições, principalmente da área acadêmica.