Vídeo: Onça-pintada invade Jardim Botânico

Onça-pintada invade Jardim Botânico e UFJF interdita estrutura; veja vídeo

  • Segundo professor da universidade, não há registro do maior felino das Américas na Zona da Mata há, pelo menos, 80 anos. Animal está em extinção e será retirado do local depois de análise de órgãos ambientais

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Região da Zona da Mata, interditou seu Jardim Botânico na manhã desta sexta-feira (26) depois que uma onça-pintada (Panthera onca) invadiu a estrutura na noite dessa quinta (25), por volta das 22h. O fechamento temporário do parque, segundo a UFJF, é para garantir a segurança do animal, que está em extinção, e da população que frequenta o local.

Segundo a universidade, um profissional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) chegará a Juiz de Fora para traçar, com a equipe local, um diagnóstico da situação e estudar estratégias de ação. Outros órgãos ambientais e a prefeitura também foram acionados.

Tudo será feito conforme o Plano de Ação para a Conservação da Onça-Pintada, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. “A presença de um animal como este, nesta região, é um registro histórico. Precisamos lidar com isso da forma mais bem indicada dos pontos de vista ambiental, científico, técnico e de preservação da espécie. Não precisamos criar comoção e pavor na população. Mas, por outro lado, precisamos ser responsáveis, zelosos, com esta situação”, explicou o reitor Marcus Vinícius David.