Mulheres são Maioria

O Distrito Federal tem uma alta representatividade feminina. São cinco mulheres dos oito integrantes da bancada. Média de 62%, bem acima da composição da Câmara dos Deputados. Dos 513 deputados eleitos e reeleitos, 77 são mulheres, o que representa 15%. E na última eleição o DF fez a primeira senadora, Leila do Vôlei (PSB).

Mulheres e novatos são maioria entre os deputados e senadores do DF

Publicado em 01/02/2019 – 09:48CB.Poder
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

 

Uma nova bancada de deputados federais e senadores do Distrito Federal toma posse hoje no Congresso.

Entre os oito integrantes da legislatura anterior, apenas Érika Kokay (PT/DF) se reelegeu. É uma frente parlamentar com quatro novatos. A mais votada, Flávia Arruda (PR), eleita com 121.340 votos nunca exerceu mandato. O mais próximo da vida pública foi a experiência como primeira-dama do DF. Vai atuar muito na área social.

Procuradora aposentada, Bia Kicis (PSL) também estreia na política. Tornou-se conhecida como ativista a favor do impeachment de Dilma Rousseff e se aproximou de Jair Bolsonaro. Hoje é uma das deputadas mais próximas do presidente. Terá influência e sonha se eleger presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Deve manter vários embates com Kokay, já que ambas têm discursos contundentes e antagônicos.

Luís Miranda (DEM) também é novidade. Bom de redes sociais, fez campanha de Miami (EUA), onde morava e representa uma incógnita.

Também surgiu na vida pública depois de uma temporada morando na Europa a deputada Paula Belmonte (PPS) (Foto em destaque). Seu foco será a educação.

Os ex-distritais Celina Leão (PP), Júlio César (PRB) e Professor Israel (PV) são oriundos da Câmara Legislativa, mas também nunca exerceram cargo no Congresso.