Conheça o novo indicado para gerir o Instituto Hospital de Base

Após recuar da decisão de indicar a psiquiatra Renata Rainha para o comando do Instituto Hospital de Base, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve indicar o atual secretário Adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde, Francisco Araújo, para a presidência do novo instituto de saúde de Distrito Federal.

O órgão passará a gerir as seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Hospital de Santa Maria. A lei aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal já está com o chefe do Executivo e aguarda sanção.

O anúncio deve ser feito na tarde desta quarta-feira (30) e a indicação para o comando do instituto deve ser enviado à avaliação do Conselho de Saúde do Instituto Hospital de Base, marcada para esta tarde. O gestor aprovado terá um mandato de dois anos, renovável por igual período.

Na sexta-feira (25), o governador indicou a psiquiatra Renata Soares Rainha para comandar o novo instituto, mas recuou da decisão nesta terça-feira (29), porque a mãe de Renata, Rose Rainha, é a atual presidente da Fundação Ulysses Guimarães no DF. A entidade é ligada ao MDB e, segundo o Buriti, há uma cláusula no estatuto do Instituto Hospital de Base que impede esse tipo de vínculo.

Renata Rainha também é filha do conselheiro do Tribunal de Contas do DF e ex-presidente do órgão, Renato Rainha. No início do ano, ela foi nomeada subsecretária de Atenção Integral à Saúde do DF – cargo onde deve permanecer.

Quem é o novo indicado?

Francisco Araújo Filho é o atual secretário-adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde, nomeado em 4 de janeiro, na gestão Ibaneis Rocha.

Nascido em Coelho Neto, no Maranhão, Francisco Araújo foi ocupou o cargo de secretário de Assistência Social, em Maceió, e de secretário de Saúde de Cajueiro, em Alagoas, onde foi vereador em 2004, pelo PSDB.

Tentou, sem sucesso, a reeleição em 2008 e em 2014 quando concorreu ao cargo de deputado estadual de Alagoas, pelo PRTB. Nesse ano, Francisco apoiou a candidatura de Renan Filho ao governo de Alagoas. Renan, é filho de Renan Calheiros, senador pelo MDB-AL, mesmo partido do governador do DF, Ibaneis Rocha.

Francisco já passou por vários partidos. Começou em 2003 no PSDB de Cajueiros. Em 2011, se transferiu para o PSC, em Maceió. Ficou filiado até 2012, quando se transferiu para o PSD. Por lá passou mais um ano e, em 2013, foi para o PRTB, onde passou dois anos. Em 2015, voltou ao PSD de Alagoas, partido que está filiado até hoje.

Conselho rejeita expansão

O projeto de lei que amplia a atuação do Instituto Hospital de Base na rede pública do DF foi rejeitado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal , em votação nesta terça-feira (29). A partir daí, o Ministério Público do DF ou os partidos de oposição podem questionar o tema na Justiça, se acharem necessário.

A resolução aprovada pelo Conselho de Saúde prevê três medidas:

  • rejeição do projeto que cria o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF);
  • criação de uma comissão para construir uma “proposta de organização da atenção terciária [alta complexidade]”;
  • criação de um grupo de trabalho para acompanhar a execução das ações realizadas pelo Instituto Hospital de Base.