Ibaneis decreta situação de emergência na saúde do Distrito Federal

Por Gabriel Luiz, Luisa Doyle e Beatriz Pataro, G1 DF e TV Globo

Caixa de papelão é usada como suporte para que maca fique inclinada no Hospital Regional do Paranoá — Foto: Reprodução

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (7) ter assinado um decreto no qual declara situação de emergência na saúde pública da capital. Para ser válido, o texto precisa ser publicado no Diário Oficial. Uma edição extra está prevista para ser divulgada ainda nesta segunda.

A medida permite fazer compras sem licitação, autoriza a realização de horas extras pelos servidores e também é usada como argumento para o governo pleitear verba federal com a União.

“O decreto [da situação de emergência] vai ser fundamental para o trabalho de impacto inicial. É um momento de choque na gestão”, disse o secretário de Saúde, Osney Okumoto.

Para avalizar o decreto, a assessoria do governador distribuiu à imprensa um relatório com 212 páginas intitulado “Situação de hospitais e UPAs”.

No documento, fotos e legendas relatam supostos problemas nas unidades de saúde do DF. O relatório, no entanto, não aponta soluções imediatas nem indica quando as imagens foram feitas.