Em Encontro, Ibaneis Apresenta Reivindicações Do DF A Jair Bolsonaro

Fórum reuniu 20 governadores eleitos nesta quarta (14/11), em Brasília. Emedebista defendeu o aumento de recursos para o Distrito Federal

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Ana Luiza Vinhote

ANA LUIZA VINHOTE/METRÓPOLES

Os 20 governadores eleitos reunidos no Distrito Federal, nesta quarta-feira (14/11), entregaram ao futuro presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), uma carta com as demandas dos estados. Eles estiveram reunidos em um almoço no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), onde trabalha a equipe de transição de Ibaneis Rocha (MDB).

“A população do Distrito Federal ganha muito com esse tipo de evento. Discutimos sobre os problemas de todo o Brasil e a partir disso incluímos as nossas dificuldades também. Temos áreas como Pôr do Sol e Sol Nascente com problemas de IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] iguais a de regiões do Nordeste”, avaliou Ibaneis.

Segundo o brasiliense, um dos principais pontos do documento é a reforma da previdência, assunto de concordância entre os presentes. “Ela tem que acontecer. O país está quebrado por conta disso. Alguns temas devem ser tratados com mais cuidado devido às disparidades no âmbito nacional, como os trabalhadores rurais.”

A carta também aborda segurança pública, infraestrutura de portos e aeroportos, futuro do funcionalismo público, questões ambientais, controle de fronteiras, inovação tecnológica, e endividamento da União com os estados.

Na pauta local, Ibaneis disse que está negociando o aumento de investimentos no Distrito Federal. “Temos em torno de R$ 2 bilhões do Fundo Constitucional que não foi repassado ao DF. Também há recursos do Fundo de Participação que não foram repassados e vou negociar com a Advocacia da União, cerca de R$ 8 milhões.”

Governo do DF
Ibaneis disse que pretende anunciar os outros secretários na próxima semana. “Fomos aplaudidos pela escolha do secretário de Educação. Ele é uma pessoa bastante comprometida com a inovação na área. Com relação ao Sarney Filho, ele foi responsável pela pasta do Meio Ambiente e é o que mais conhece de legislação ambiental do mundo e pode trazer muitos investimentos. Então, pretendo continuar indicando com calma e responsabilidade.”