Campus Party: encontro de tecnologia começa nesta quarta (27) com 6 mil inscritos

Até domingo (1º), são esperados pelo menos 70 mil visitantes na área aberta. Evento estimula o empreendedorismo e a inovação

JADE ABREU E MARCELO NANTES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Com 6 mil participantes de todo o País inscritos, começou nesta quarta-feira (27) a segunda edição da Campus Party Brasília. O evento ocorre no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha até domingo (1º).

Com 6 mil participantes de todo o País inscritos, começou nesta quarta-feira (27) a segunda edição da Campus Party Brasília. A cerimônia de abertura da Arena e do Camping ocorreu nesta noite. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, participaram da solenidade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A cerimônia de abertura da Arena e do Camping (as duas áreas pagas do evento) ocorreu nesta noite, no próprio estádio. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, participaram da solenidade.

“Estamos criando em Brasília um ambiente de empreendedorismo, fazendo dela a capital brasileira da inovação”, disse o chefe do Executivo local.

A área gratuita, o Open Campus, será aberta na quinta-feira (28), às 10 horas. Nela, são esperados pelo menos 70 mil visitantes.

Haverá oficina de aprendizagem criativa para estimular ideias voltadas ao uso de tecnologia. Outra atividade vai reconstruir a história da computação a partir da contribuição feminina, com menção a figuras femininas importantes no desenvolvimento da computação e da tecnologia.

O espaço também vai ter painel sobre como a inteligência artificial pode ajudar em gestão de empresas e sobre negociações em criptomoedas (dinheiro virtual em que o valor é baseado em cotações).

A área aberta terá atividades até o último dia do evento. A programação pode ser acessada no site da Campus Party.

A mesma comissão julgadora responsável pela seleção dos projetos que serão apresentados durante o evento fará nova avaliação no local para eleger os três melhores trabalhos da Campus Future.

A ideia é divulgar novos projetos que podem ser aplicados em áreas como saúde, educação, agronegócios e mobilidade.

Desde o início da tarde de hoje, os campuseiros (inscritos no evento) participaram da hackaton, uma maratona de desafios em inovação. A atenção deles só foi desviada durante a vitória da Seleção Brasileira de Futebol contra a Sérvia na Copa do Mundo.

O jogo foi transmitido por um telão dentro do Mané Garrincha e terminou em 2X0 para os brasileiros. O resultado garantiu ao time uma vaga nas oitavas de final no mundial.

Como será o estande do governo de Brasília na Campus Party

A Open Campus também vai receber o estande do governo de Brasília. Nele, haverá a Arena Biotic, pequeno palco com espaço para apresentação, prestação de contas de editais de fomento a startups e avaliação dos resultados dos editais de 2015. A curadoria é da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia.

Na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), o governo promove visitas guiadas e traslado para o Biotic — Parque Tecnológico.

As inscrições para ir ao espaço serão feitas durante o evento, no estande do governo de Brasília. A ideia é mostrar o local a pessoas ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O que é a Campus Party

A Campus Party, que estreou em Brasília em 2017, conta com mais de 540 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo.

Já ocorreram edições em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido.

A iniciativa está presente no Brasil há dez anos e, em 2018, terá edições em São Paulo, no Rio Grande do Norte, em Brasília, na Bahia, em Rondônia e em Minas Gerais.