Paranoá, São Sebastião, Santa Maria e Ceilândia estão na Lista dos EUA

Departamento de Estado dos EUA cita regiões do DF como ‘áreas a evitar’; governo rechaçou lista. Países citam sequestro relâmpago, tráfico e assaltos; Brasil também orienta quem vai ao exterior.

Por Mateus Rodrigues, G1 DF

12/01/2018 05h00  Atualizado 12/01/2018 06h07

Visão aérea do Plano Piloto, em Brasília (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Visão aérea do Plano Piloto, em Brasília (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

Turistas de países como Alemanha, França e Reino Unido também são orientados a tomar “cuidados específicos” em viagens para o Distrito Federal. Nesta quinta-feira (11), o governo do DF repudiou a inclusão de quatro regiões administrativas como “não recomendadas” em um documento do Departamento de Estado norte-americano.

Entre os locais citados pelo governo dos Estados Unidos estão as regiões de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá. A recomendação inclui, ainda, o alerta para “bairros de favela” em cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Recife.

O texto não é muito diferente das recomendações adotadas por outros países desenvolvidos. Após a repercussão do guia norte-americano, o G1 compilou orientações de sete governos sobre as viagens ao Distrito Federal.

Em todos, há menções a crimes como assalto, sequestro relâmpago e tráfico de drogas. Algumas nações também recomendam cuidado extra, em Brasília, com possíveis manifestações e protestos ligados à política nacional.

Dos sete sites visitados, seis mostram que as informações foram atualizadas no segundo semestre de 2017, e ainda eram consideradas válidas nesta quinta. A exceção é o Reino Unido, que não informa a data da última atualização.

fonte: G1