HUB ganha equipamento mais moderno para tratamento de câncer no DF

Hospital Universitário de Brasília, Asa Norte, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 27/11/2017 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu nesta segunda-feira (27) um acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. A unidade atuava com dois aparelhos semelhantes, mas o equipamento entregue hoje tem tecnologia mais avançada.

HUB ganha acelerador linear para tratamento de pacientes com câncer

Equipamento de última geração foi doado pelo Ministério da Saúde. “

Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu nesta segunda-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, um acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. A unidade já atuava com um aparelho semelhante, mas o entregue hoje tem tecnologia mais avançada.

A entrega do equipamento ocorreu em cerimônia nesta segunda (27), com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Meta é diminuir a espera pela radioterapia na rede pública do DF

LARISSA SARMENTO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O HUB contava com apenas um acelerador linear, e não com dois, como informado anteriormente.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou no HUB da cerimônia de entrega do acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca.
O governador Rodrigo Rollemberg participou no HUB da cerimônia de entrega do acelerador linear, usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer, ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia no hospital, ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca.

O equipamento de última geração foi doado pelo Ministério da Saúde. “Queremos que os hospitais estejam adequados, estruturados, equipados, em condições para que os recursos humanos façam uma boa assistência da população”, disse o ministro Ricardo Barros.

Rollemberg destacou que o governo trabalha para reduzir a fila de espera para o tratamento de radioterapia no Distrito Federal e já zerou a fila para a mamografia. “Esse acelerador cumprirá um papel muito importante para nossa cidade.”

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, os aparelhos mais modernos atendem mais pessoas pois trabalham com mais rapidez e eficiência. “Temos 40 vagas por mês para o tratamento, esperamos um aumento para, no mínimo, 65 em breve”, completou.

Hoje, a rede pública conta com dois aparelhos de radioterapia no Hospital de Base. A previsão é que nos próximos anos Brasília tenha oito, o que permitirá atender uma população de 4 milhões de habitantes.

Hospital do Câncer, cuja construção está no planejamento do governo, também absorverá a demanda.

Parceria entre o governo do DF e o HUB

Em janeiro deste ano, o governo de Brasília firmou contrato para formalizar a participação do Hospital Universitário de Brasília na Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal.

parceria prevê a oferta de serviços de urgência e emergência a pacientes da rede pública de todo o DF, além de atendimento em clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e serviços ambulatoriais.

O HUB é a unidade de referência no atendimento de média e alta complexidade para pacientes da Região de Saúde Leste, onde ficam Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião.

O valor mensal do contrato é de até R$ 4,1 milhões, pois depende do cumprimento de metas relacionadas à assistência à saúde e à educação. Também são ofertados leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e sessões de radioterapia.

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA E RAQUEL FLORES