Chegou Causando: Filiação de Eliana Pedrosa no Podemos promove racha na sigla

On´s e Off´s | Filiação de Eliana Pedrosa no Podemos promove racha na sigla

Por Sandro Gianelli

Racha

A filiação da ex-deputada distrital, Eliana Pedrosa, ao Podemos, promove um racha na sigla. De um lado temos o deputado distrital Rodrigo Delmasso, da base do governo Rollemberg, do outro, Eliana, que tende a se alinhar ao grupo de oposição.

Majoritária

Eliana fez um compromisso com o partido para disputar uma das vagas majoritárias e se coloca como pré-candidata ao GDF. No momento de composição, seu grupo político pode se contentar com uma vice ou com uma vaga ao senado.

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presidenciável

Está muito avançado no Partido Pátria Livre, conforme reunião da executiva, o nome do escritor, finalista do prêmio Jabuti, João Vicente Goulart (foto), filho de Jango, como pré candidato à Presidência da República.

Aumento da pena

Deputados pretendem aumentar o período de internação de menores infratores para até 10 anos, na tentativa de evitar a redução da maioridade penal. A votação do relatório deve ser feita nessa semana. O debate acontece na comissão especial que analisa a revisão das medidas socioeducativas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Ressalvas

O Tribunal de Contas do DF (TCDF) aprovou com ressalvas a execução do orçamento e do programa de governo Rollemberg referente à 2016. Entre as discrepâncias, os conselheiros identificaram falta de critérios para a renúncia de receitas tributárias, que atingiram a cifra de R$ 1,8 bilhão, além de recorrente realização de despesas sem previsão contratual, no valor de, pelo menos, R$ 616,6 milhões.

Fragilizado

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o governo Temer não tem mais votos para aprovar projetos importantes na Casa. Para Maia, o governo ficou fragilizado e desgastado. O presidente reclama da relação entre o governo e o Congresso.

Inocentados

A Justiça Federal rejeitou as acusações contra oito ex-deputados do DF (Agnelo Queiroz, Tadeu Filippelli, Geraldo Magela, Jorge Pinheiro, Edmar Cordeiro, Maninha, Ricardo Quirino e Bispo Rodovalho). Eles foram acusados no escândalo que ficou conhecido como a farra das passagens em 2009.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília